Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA FAIXA

Google vai oferecer conteúdo grátis para smart TVs; veja as opções que já existem

FOTOS: REPRODUÇÃO

Sala com TV rodando o serviço de conteúdo gratuito Pluto TV

Plataforma do Google deve incluir filmes e séries clássicas da Pluto TV, que é gratuita

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 30/9/2021 - 6h15

O Google se prepara para lançar uma plataforma de streaming própria e gratuita, que poderá ser acessada pelo Chromecast e pelos televisores com sistema Android TV, aposta de marcas como TCL, Philco e Philips. A ideia é reunir conteúdos de serviços sem custo já existentes, dos quais o mais conhecido é a Pluto TV. A novidade deve chegar ao mercado americano até o início de 2022. Ainda não há previsão para o Brasil.

Segundo o site Protocol, o telespectador poderá navegar pelos canais através de um menu, como já acontece na TV tradicional. A iniciativa segue uma tendência que vem sendo explorada por marcas como Samsung e LG. As duas gigantes do mercado têm seus próprios serviços gratuitos de canais pela internet, que são transmitidos para as smart TVs.

O alvo costuma ser o público insatisfeito com os altos preços da TV por assinatura, que não para de perder clientes e relevância. São pessoas que se identificam cada vez mais com as facilidades e opções de conteúdo oferecidas pelos serviços de streaming.

O que tem de legal para ver?

Em primeiro lugar, esqueça as séries e filmes do momento. Quando o telespectador acessa um serviço gratuito de conteúdo para smart TV, vai encontrar produções mais antigas ou canais internacionais, alguns pouco atraentes para os brasileiros. E detalhe: boa parte das atrações está disponível apenas em inglês, principalmente nas plataformas dos fabricantes de TVs.

Das opções grátis, a Pluto TV é a mais bacana. O serviço da ViacomCBS, dona da Paramount e da MTV, oferece canais dedicados a Jeannie É um Gênio, South Park, Jornada nas Estrelas e ao ator Jackie Chan. Dependendo da atração, o conteúdo é dublado ou legendado. O reality culinário MasterChef Brasil e o humorístico Portal dos Fundos também estão na lista.

Além dos canais ao vivo, o telespectador pode buscar filmes e outros conteúdos sob demanda, divididos por gênero. No menu de séries retrô, o telespectador vai encontrar Batman & Robin, Superman e desenhos do Popeye. Há boa variedade de atrações infantis, incluindo um canal exclusivo para a Turma da Mônica.

Fabricantes também apostam em canais grátis 

A oferta das plataformas grátis dos fabricantes de TVs não chama muito a atenção. Disponível em qualquer smart TV da marca lançada a partir de 2017, o serviço Samsung TV Plus traz canais de notícias (Record News e Bloomberg TV), culinária (Tastemade) e outros que também estão na Pluto TV, como opções da Nickelodeon e com animais de estimação (The Pet Collective). Em junho, foi acrescentado o Revry Brasil, destinado à comunidade LGBTQIA+.

Com alguns canais em comum com o Samsung Plus, como Tastemade e The Pet Collective, o serviço LG Channels é fornecido pela Xumo, parceira de outros fabricantes internacionais, como a Hisense. Está disponível para as smart TVs da marca a partir de 2017 que trazem sistema webOS 4.5 ou superior. Os destaques são os canais de notícias Time Magazine e USA Today News e o Origin Sports, que cobre basquete, futebol americano e beisebol.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.