Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CABE NA SALA?

De olho nas telas gigantes, Samsung terá TVs de até 110 polegadas em 2021

REPRODUÇÃO/SAMSUNG

TV MicroLED da Samsung em sala com decoração futurista

Lançamento da Samsung, TV MicroLED de 110 polegadas será a maior do mercado

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 6/5/2021 - 16h34

Com telas de 55 a 85 polegadas e preços a partir de R$ 10 mil, as TVs Neo QLED Samsung chegam ao mercado neste mês para competir com os modelos OLED, da LG, pela melhor e maior imagem. Outros destaques da linha 2021 apresentada nesta quinta (6) são o controle remoto que funciona sem pilhas e o televisor com tecnologia MicroLED, de 110 polegadas, previsto para o segundo semestre.

Nas TVs Neo QLED, cada LED convencional é substituído por aproximadamente 40 mini LEDs, de maior potência e com uma microcamada que permite iluminar a tela de maneira mais precisa e uniforme. O resultado é a exibição de imagens com melhor brilho e contraste.

O consumidor irá encontrar a nova tecnologia em 11 modelos de TVs, cinco deles já com resolução 8K, outra aposta da Samsung para 2021. Com esta definição, que é quatro vezes superior à dos modelos 4K, a imagem fica mais nítida e detalhada, mas quase não há conteúdo original neste formato.

"Estamos acompanhando a tendência do mercado de games e de grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas, que serão filmadas em 8K", diz Erico Traldi, diretor de produto de TV e áudio da Samsung. Mas quando, de fato, o telespectador poderá ver este conteúdo? A pergunta ainda não tem resposta. Serão necessários mais investimentos em banda larga e muita paciência.

Por enquanto, quem quer aproveitar melhor uma TV com a resolução acaba refém do recurso de upscaling. Essa função, ativada pela inteligência artificial do aparelho, permite simular imagens 8K a partir de qualquer conteúdo de alta definição.

reprodução/samsung

TV Neo QLED; tecnologia ajuda no contraste

O som também ganhou maior envolvimento nas TVs Neo QLED 8K de 85 e 75 polegadas. Foram espalhados alto-falantes para todas as direções, e até na parte traseira, seguindo as orientações do sistema Dolby Atmos. O consumidor mais exigente ainda tem a opção de acrescentar um dos cinco novos modelos de soundbar, desenvolvidos para as novas linhas de TVs.

As TVs QLED, com tecnologia de pontos quânticos, continuam no catálogo 2021, com novos modelos 4K de 50 a 85 polegadas. Para os gamers, o maior atrativo é um painel de controle que permite gerenciar todas as principais configurações, como acionar modo HDR (para deixar as cores mais vivas) e alterar o formato de tela para não perder informações laterais.

REPRODUÇÃO/SAMSUNG

Tela exibe configurações próprias para games 

A partir da linha QLED, todas as TVs incluem o controle remoto SolarCell. Movido por energia solar, ou até pela própria iluminação da casa, o novo acessório dispensa o uso de pilhas. A estratégia faz parte da política de sustentabilidade que a empresa quer reforçar a partir deste ano.

TV de 110 polegadas no segundo semestre

A maior tela de TV do mercado brasileiro será lançada pela Samsung no segundo semestre. É um modelo de 110 polegadas, com estrutura modular, que utiliza a tecnologia de MicroLED. Como estes modelos são compostos por vários blocos formados por LEDs microscópicos, permitem montar telas em diferentes tamanhos e formatos.

Assim como as TVs OLED, as TVs MicroLED não necessitam de iluminação interna porque utilizam uma tecnologia autoemissora de luz. Com isto, a imagem fica mais real, dispensando filtros e tecnologias para a formação das cores. O preço não foi divulgado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.