Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TEM DIFERENÇA

Conheça os prós e contras das plataformas de smart TV e faça a escolha certa

FOTOS: REPRODUÇÃO

TV mostrando os vários aplicativos da plataforma Tizen em uma sala decorada

TV com plataforma Tizen: navegação pelos apps sem sair do conteúdo que você está vendo

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 6/11/2021 - 6h20

Com a maior variedade de conteúdo e serviços de streaming, escolher uma plataforma de smart TV que seja rápida, intuitiva e rode até os aplicativos mais novos passou a ser tão importante quanto a qualidade de imagem do novo televisor. Enquanto Samsung e LG adotam soluções próprias, a maioria das outras marcas utiliza o sistema Android TV, trazendo uma experiência parecida com a do celular, ou Roku TV, popular no mercado americano.

Tanto a plataforma Tizen, da Samsung, como a webOS, da LG, permitem que você navegue pelo menu Smart sem sair do conteúdo a que está assistindo. Assim, você pode continuar vendo a novela ou o jogo de futebol enquanto percorre os aplicativos de streaming, que ocupam a parte inferior da tela. E detalhe: ao passar pelo app da Netflix ou da Amazon, por exemplo, o telespectador encontra sugestões de conteúdos acessados recentemente.

Na versão webOS 6.0, presente na linha 2021 da LG, o menu Smart passou a ocupar toda a extensão da tela --como acontece na plataforma Android TV, por exemplo. Neste caso, não tem jeito: para navegar pelos aplicativos, o conteúdo que está sendo visto é interrompido.

O controle remoto Smart Magic conta a favor das TVs LG. Além de aceitar comandos de voz, como a maioria dos modelos atuais, funciona como um mouse na tela, o que facilita a vida do telespectador no acesso às funções Smart. O acessório acompanha boa parte da linha do fabricante.

Smart Magic: função de mouse na tela da TV

Dinâmica e fácil de usar, a plataforma Tizen, assim como a webOS, está entre as mais completas no quesito variedade de aplicativos. Assim que um novo serviço de streaming é lançado, chega rapidamente às TVs das marcas coreanas. O mesmo não acontece com as plataformas Vidaa, da Toshiba, e Saphi, da Philips, que permanecerá apenas nas TVs de até 43 polegadas.

Android TV: Chromecast embutido 

Google em alta

Pelo menos três grandes marcas, TCL, Philips e Philco, apostam na plataforma Android TV, que é muito intuitiva e completa em aplicativos, além de oferecer comandos de voz via Google Assistente. E o Chromecast embutido proporciona uma melhor experiência para quem tem celular Android, tornando mais simples a visualização de conteúdos do smartphone.

Embora a plataforma tenha várias qualidades, o telespectador pode ter problemas de travamentos quando o sistema Android TV roda em telas menores e de custo mais baixo. Isto acontece porque os televisores mais simples costumam vir equipados com processador bastante limitado para rodar as funções de smart TV.

Em outubro, chegaram ao mercado brasileiro os primeiros televisores com sistema Google TV. São modelos da marca TCL, de 50 a 75 polegadas. O principal avanço em relação à plataforma Android TV, que também continuará sendo utilizada pelo fabricante em telas menores, está na busca de conteúdo. A operação ficou mais simples e direta, com filmes e séries dos vários serviços de streaming oferecidos em um único menu.

Google TV: busca por conteúdo ficou melhor   

Ao ligar a TV, podem aparecer recomendações para ver Sex Education na Netflix, Verdades Secretas no Globoplay e Modern Love no Prime Video, uma do lado da outra, em um só menu. Na Android TV, isto não é possível. As sugestões são separadas por serviço e não se misturam. E embora as duas plataformas permitam cadastrar diferentes perfis de usuário, no Google TV o processo é intuitivo, com recomendações individuais de conteúdo.

A plataforma Roku também está presente em TVs de três marcas. Depois de Philco e AOC, a Semp TCL também começou a apostar neste sistema, que é sucesso nos EUA, em todas as novas TVs da Semp lançadas a partir de outubro. São modelos mais simples, de 32 a 50 polegadas.

O sistema é prático, fácil de usar e intuitivo, trazendo boa variedade de aplicativos. Alguns recursos interessantes são o aplicativo para celular, que permite controlar funções da TV; e a possibilidade de transferir o áudio do televisor para o smartphone e escutar pelo fone de ouvido sem acordar o filho pequeno.

Roku TV: resposta rápida em TVs mais simples


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.