Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

Sombra e Ossos: 2ª temporada supera erros e faz ótimo retorno ao Grishaverso

Divulgação/Netflix

Jessie Mei Li e Archie Renaux em cena da segunda temporada de Sombra e Ossos

Jessie Mei Li e Archie Renaux em cena da segunda temporada de Sombra e Ossos, hit da Netflix

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 17/3/2023 - 6h30

Hit da Netflix em 2021, Sombra e Ossos estreou sua segunda temporada nesta quinta (16) após um hiato de quase dois anos. Mais uma vez inspirados nos livros de Leigh Bardugo, os novos episódios superam erros de percurso e são um ótimo retorno à franquia chamada pelos fãs de Grishaverso.

O primeiro ano da atração adaptou --salvo algumas mudanças-- Sombra e Ossos, o primeiro livro da trilogia de Leigh. Para seguir com a história da Netflix, a dupla de showrunners Eric Heisserer e Daegan Fryklind resolveu mesclar mais de um título em uma mesma temporada.

Isso significa que os novos episódios da série não adaptam apenas Sol e Tormento, livro que dá sequência a Sombra e Ossos, mas também Ruína e Ascensão, o terceiro e último capítulo da trilogia, e seus spin-offs. Desta forma, várias eventos que não são necessariamente continuidade na obra original, passam a existir ao mesmo tempo na produção da Netflix.

Embora a escolha possa desagradar os fãs mais fiéis da franquia, a mudança surtiu efeito positivo na adaptação de Sombra e Ossos. A primeira temporada sofreu ao precisar introduzir um universo enorme, cheio de personagens importantes e passagens marcantes. O ritmo ideal só foi encontrado no meio da jornada, com protagonistas já bem estabelecidos e o espaço necessário para contar a história que, de fato, precisava ser contada.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Ben Barnes em cena de Sombra e Ossos

Para não repetir os mesmos erros, os showrunners iniciam a segunda temporada de maneira empolgante. Após derrotar o general Kirigan/Darkling (Ben Barnes), Alina (Jessie Mei Li) e Mal (Archie Renaux) saem em busca de duas criaturas míticas que servem como amplificadores do poder da Conjuradora do Sol para conseguirem, finalmente, destruir a Dobra.

A missão faz com que o casal cruze o caminho de Nikolai Lantsov (Patrick Gibson), um corsário apaixonado por aventuras e com berço de ouro: ele é ninguém menos do que o segundo filho do rei de Ravka, mas desacordos sobre o tratamento dos grishas fizeram com que ele abandonasse a vida luxuosa para vivenciar grandes histórias pelo mundo.

Enquanto Alina busca meios de destruir a Dobra, o Darkling ressurge mais maquiavélico do que nunca. Ben Barnes claramente se delicia no papel, já que seu personagem tirou o véu da bondade para expor a sua verdadeira e podre face. Ele precisa reunir um novo exército de grishas para destruir Ravka e qualquer outro país com preconceitos contra pessoas com habilidades mágicas.

O trabalho Barnes dá a humanidade necessária ao vilão, já que sua origem faz com que suas ambições fiquem longe de serem rasas. Nascido do ódio da humanidade, ele quer usar seu poder para subjugar a todos e fazer dos grishas os verdadeiros comandantes do mundo.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Freddy Carter é Kaz Bekker

O fato de a segunda temporada de Sombra e Ossos abraçar vários eventos dos livros coloca todos os personagens em modo de ação. Se Alina e Kirigan juntam forças para uma grande batalha por vir, os Corvos liderados por Kaz Brekker (Freddy Carter) cumprem missões que vão definir suas vidas para sempre.

Os Corvos, aliás, continuam sendo um dos pontos altos da série. Os novos episódios exploram o passado de Brekker e seu ódio por Pekka Rollins (Dean Lennox Kelly), além de darem mais camadas a Inej (Amita Suman) e Jesper (Kit Young). A adição de Nina (Danielle Galligan) e Wylan (Jack Wolfe) ao grupo também acrescenta carisma à dinâmica do agora quinteto, o que permite que eles protagonizem algumas das melhores sequências de toda a temporada.

Mesmo que a escolha de unir as tramas do livros tenha dado o dinamismo necessário à narrativa, o segundo ano de Sombra e Ossos não escapa de tropeços. Tantos acontecimentos ao mesmo tempo atrapalham a conexão do espectador com a história, já que a desatenção em uma ou mais cenas faz com que toda uma sequência pareça sem sentido.

Essa salada de acontecimentos e seus problemas fica ainda mais escancarada no ato final do novo ano, quando algumas das escolhas e reviravoltas podem assustar o fã dos livros mais do que empolgar. O resultado, no entanto, é positivo, e faz com que Sombra e Ossos continue sendo uma das melhores séries teen em meio a tantas opções em outros streamings.

Assista ao trailer da segunda temporada de Sombra e Ossos:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.