Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BASEADA EM HQ

Novidade da Netflix, Sombra e Ossos é série para quem ama Harry Potter

Divulgação/Netflix

Ben Barnes e Jessie Mei Li em cena da primeira temporada da série Sombra e Ossos

Ben Barnes e Jessie Mei Li em Sombra e Ossos; série estreia na Netflix nesta sexta-feira (23)

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 23/4/2021 - 6h50

A Netflix estreia nesta sexta-feira (23) Sombra e Ossos, nova série da gigante do streaming que adapta o best-seller escrito por Leigh Bardugo e muito popular entre o público jovem. Conhecida como Trilogia Grisha, a obra literária é um prato cheio para quem se tornou fã das histórias de Harry Potter.

A comparação com o mundo bruxo de J.K. Rowling se limita ao gênero. O fenômeno de Harry Potter entre os anos 2000 e 2010 abriu portas para que muitas outras histórias de fantasia voltadas para o público infantojuvenil saíssem das páginas dos livros e fizessem sucesso no audiovisual, tais como Crepúsculo, Jogos Vorazes, Maze Runner e, claro, Game of Thrones (2011-2019).

Em Sombra e Ossos, os bruxos dão lugar aos grishas, pessoas que nasceram com habilidades extraordinárias e capazes de conjurar elementos da natureza, curar ferimentos e até controlar batimentos cardíacos. Tudo no mundo é composto por matéria, e os grishas têm o poder de controlá-la.

Se Hogwarts e as aventuras de Harry Potter se passavam na Inglaterra, a adaptação liderada pelo showrunner Eric Heisserer leva o espectador às terras de Ravka, um país inspirado na Rússia czarista dos anos 1800. As referências ao dialeto russo estão em tudo, dos nomes às roupas dos personagens.

A primeira temporada relata os acontecimentos de Sombra e Ossos, o primeiro livro da trilogia que segue a história de Alina Starkov (Jessie Mei Li). Ela assume, assim como Harry, o papel da órfã que passa por maus bocados e se torna A Escolhida, com o poder de salvar o mundo e derrotar os vilões.

Alina é uma cartógrafa do exército da região leste de Ravka, um país separado ao meio por uma escuridão tangível (como uma sombra) chamada de Dobra. Poucas são as pessoas que conseguem sobreviver a uma viagem pela região, povoada de monstros terríveis e terras inabitáveis.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Archie Renaux vive o mocinho Mal

Os grishas se tornaram perseguidos e malvistos pela população local após a criação da Dobra, o que tornou o preconceito dos humanos considerados "normais" ainda maior. Durante uma viagem para o lado oeste de Ravka, a embarcação que levava Alina e outros oficiais é atacada por esses monstros, e todos só sobrevivem porque a jovem manifesta um poder extraordinário para salvar Mal Oretsev (Archie Renaux), seu melhor amigo.

O evento revela que Alina, que viveu sua vida inteira como uma garota normal, é na verdade a lenda viva chamada de Conjuradora do Sol, uma pessoa capaz de criar luz com as próprias mãos e destinada a destruir a Dobra. Elevada ao status de santa, ela é levada para o palácio real pelo formidável general Kirigan (Ben Barnes), o líder das forças armadas do país.

Do outro lado da Dobra, um trio de ladrões formado por Kaz Brekker (Freddy Carter), Inej Ghafa (Amita Suman) e Jesper Fahey (Kit Young, um dos melhores da série) organiza um plano para atravessar a área proibida e organizar o roubo que pode mudar as suas vidas.

O começo de Sombra e Ossos é atrapalhado e acelerado. São muitas informações despejadas no público e pouco tempo para assimilá-las. Para os fãs dos livros, isso não será um problema, mas para os recém-chegados pode haver certa dificuldade de se acostumar com a trama e o vocabulário.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Jesper (Kit Young) e Kaz (Freddy Carter)

A grande quantidade de informação nos primeiros episódios também interfere na compreensão da trama principal. "Contra quem Ravka está guerreando? Quem são os inimigos? Qual é a luta dos grishas?", são algumas questões que ecoam durante a jornada de Alina.

Felizmente, apresentados os personagens e a linha narrativa principal, Sombra e Ossos se revela uma grata surpresa entre as várias opções do gênero. A adaptação da Netflix não apenas reproduz as histórias do livro de Leigh como as expande, adicionando outras camadas para os protagonistas e deixando o cânone mais robusto caso a série seja renovada para novas temporadas.

Para quem amou acompanhar a jornada de Harry Potter e outros símbolos da cultura pop, a história de Alina, Mal e os personagens do universo de Sombra e Ossos vai acertar em cheio o coração dos fãs carentes de uma boa fantasia.

Assista ao trailer legendado da série:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.