Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

3 TONELADA$

Série Netflix expõe bastidores de assalto de R$ 164 milhões ao Banco Central

Divulgação/Netflix

Enéas Sobreira em cena do documentário 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central, da Netflix

Enéas Sobreira, agente da Polícia Federal que investigou assalto ao Banco Central de Fortaleza

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 17/3/2022 - 6h30

Considerado o maior roubo da história do Brasil, o assalto ao Banco Central de Fortaleza, ocorrido em 2005, tem a história dos seus bastidores exposta em 3 Tolenada$, nova série documental da Netflix que estreou na plataforma nesta quarta (16). A produção mostra com detalhes a investigação do caso que arrancou dos cofres da instituição cerca de R$ 164,7 milhões.

Oriundo da mente de uma quadrilha interestadual do Brasil, o roubo realizado em agosto de 2005 chocou o país pela forma cinematográfica que foi executado. Um grupo de assaltantes cavou um túnel de 80 metros abaixo do Banco Central da capital cearense até o caixa-forte da instituição.

Na calada da noite, a quadrilha roubou a quantia digna de um prêmio de Mega-Sena. Após dividir o valor milionário em sacos para a retirada do local, os bandidos carregaram mais de 3 toneladas em dinheiro, situação que originou o título da série documental.

Para destrinchar a história do caso, a produção dirigida por Daniel Billio recriou momentos importantes da investigação, com simulações reais para explicar o passo a passo dos bandidos na execução do crime.

Com relatos de quase todas as mentes da Polícia Federal que participaram do processo, a série Netflix viaja no tempo entre 2005 e 2018 para explicar cada detalhe da narrativa.

O mais interessante em 3 Tonelada$ é o conhecimento que tem de seu público. Grande parte da população acompanhou a história principal e os desdobramentos do assalto ao Banco Central pelos jornais --impressos e da TV. Como sempre, após uma certa passagem de tempo, tais tramas "esfriam" e passam a receber menos destaque, o que não significa que o caso esteja terminado.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Simulação do túnel do assalto

Simulação do túnel do assalto

Vale a pena assistir?

A série é dividida em três episódios com enfoques diferentes. O primeiro conta a história da execução do assalto e como a quadrilha de bandidos conseguiu entrar no caixa-forte para roubar milhões de reais sem sequer ter acionado um alarme. Já o segundo e o terceiro expõem o jogo de gato e rato entre as autoridades e os foragidos.

Foram cerca de cinco anos de investigação e operações em múltiplos Estados do Brasil para pegar os líderes da quadrilha. As células da Polícia Federal de Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo e Minas Gerais se uniram para encontrar os foragidos e tentar recuperar grande parte do valor retirado do Banco Central.

Para os assinantes da Netflix viciados em séries policiais como CSI e Law & Order, conhecer e entender os bastidores do caso pode ser um deleite. Apesar de toda a energia cinematográfica do golpe, foi com a evidência de um pequeno cartão de celular pré-pago que as autoridades deram início à perseguição, considerada eficiente por aqueles que a comandaram.

Há muitos detalhes interessantes e pouco explorados pela imprensa, como a tentativa de um outro assalto semelhante em Porto Alegre pela mesma quadrilha, e a existência de corrupção entre policiais que perseguiram os bandidos por conta própria para se apossar de parte do valor retirado do caixa-forte. No Brasil, se uma cabeça do crime é cortada, outras duas nascem no lugar.

As consequências trágicas do caso mostram que nem mesmo os próprios assaltantes se consideraram vitoriosos. Alguns rotulam o valor como "maldito", enquanto outros demonstraram alívio ao serem buscados pela Polícia Federal, e não por agentes corruptos e gananciosos.

Breve e direto ao ponto, 3 Tonelada$ é um relato satisfatório de um dos crimes mais notórios do Brasil e como ele foi realizado. Os três episódios já estão disponíveis completos no catálogo da Netflix.

Assista ao trailer abaixo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.