Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ADAPTAÇÃO

Globo corta personagens e núcleo cômico de novela de João Emanuel Carneiro

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Regina Casé é a grande vilã de Olho por Olho, novela de João Emanuel Carneiro, para o Globoplay

Regina Casé é a grande vilã de Olho por Olho, novela de João Emanuel Carneiro, para o Globoplay

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 17/3/2022 - 7h00

A manobra da Globo de tirar a novela de João Emanuel Carneiro Olho por Olho da fila da faixa das nove e lançá-la direto no Globoplay causou surpresa e estranhamento. Parte do público acostumado com folhetins e que valoriza o horário nobre da líder de audiência entendeu a estratégia como um "rebaixamento" da trama. Internamente, no entanto, a emissora trata a trama como arma secreta e fez modificações para adaptar ao público do streaming e bater de frente com a HBO Max.

Ajustes estão sendo feitos na história e algumas tramas paralelas --que funcionariam na TV aberta, "feitas para o povão"-- terão de ser reestruturadas ou limadas. A ideia é que não haja núcleos cômicos ou populares para "cumprir tabela". O autor vai se dedicar mais à trama principal.

Personagens secundários poderão aparecer com menor importância na história, apenas para sustentar o núcleo central, de modo a não prejudicar o ritmo da história. Nos bastidores, fala-se em uma novela recheada de protagonistas. Os testes de elenco para papéis menores foram suspensos.

Quem leu os primeiros capítulos de Olho Por Olho enxerga um conteúdo totalmente compatível com o streaming --muitas viradas, texto ousado e personagens com força suficiente para serem amados e odiados. Acredita-se que Olho por Olho tem força para bater de igual com a HBO Max.

Após Verdades Secretas 2 ainda não havia previsão de nenhuma outra novela exclusiva para o Globoplay em 2022. A movimentação da HBO Max em direção ao segmento foi fator decisivo para esse "chacoalhão" na emissora. Isso porque a gestão Silvio de Abreu no streaming já tem uma trama pronta para entrar em produção, com texto de Raphael Montes e direção de Joana Jabace, inclusive com atores ex-Globo escalados, como Camila Pitanga e Antonio Fagundes.

A emissora número um na teledramaturgia não poderia, literalmente, assistir à debandada do público para uma concorrente que planeja lançar uma novela inédita, enquanto no seu catálogo, de novelas exclusivas para o streaming, só existia Verdades Secretas 2. Em uma cartada ousada, decidiu-se mover o folhetim (já com toda estrutura de produção e texto pronta) para servir de concorrente direta do primeiro projeto de dramaturgia que a HBO prepara.

Olho por Olho, aliás, pode não ser mais o nome da novela no Globoplay. O novo título ainda não foi definido, mas em alguns documentos a história está sendo chamada de Love Story.

A história da novela de João Emanuel

Olho por Olho conta a história de um garçom, interpretado por Nicolas Prattes, que foi comprado por Zoé (Regina Casé), a grande vilã da trama, para confessar um crime que ela cometeu. Entretanto, ele acaba sendo enganado pela vilã e mofa na cadeia, buscando vingança anos depois. 

Como é de praxe em suas obras, os dramas familiares terão grande espaço. A personagem principal ficará a cargo de Sophie Charlotte. Ela é uma moça cega frequentemente maltratada pela mãe, Zoé. Mesmo crescendo em um ambiente hostil e com vários obstáculos, a jovem se torna proprietária de um grande restaurante no Rio de Janeiro.

Sem escrúpulos, a personagem de Regina Casé tem um passado misterioso que envolve sua outra filha, Vanessa (Letícia Colin), que foi abandonada por ela ainda criança. 

A moça é vista como uma anti-heroína e será capaz de seduzir o namorado da irmã para se aproximar dela e da mãe. Para isso, conta com a ajuda de um trambiqueiro. Os dois devem ser interpretados por Humberto Carrão e Caio Castro, respectivamente.

Por outro lado, Judite (atriz ainda não escalada) é uma espécie de líder comunitária que conhece grandes segredos da vilã. Eliane Giardini havia sido escalada para o papel, mas deixou a novela.

Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, TV e celebridades:


Resumos Semanais

Todas as Flores: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 20/11

Segunda, 20/11 (Capítulo 55)
Maíra atira em Vanessa. Pablo foge com o dinheiro. Vanessa diz à polícia que Maíra sequestrou Zoé e matou Humberto e Galo. Maíra é presa. Rafael descobre sobre situação de Maíra. Passam-se alguns anos. Zoé assume ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.