HBO
Reprodução/HBO
Contardo Calligaris fala sobre Psi em vídeo de divulgação sobre a série da HBO
Contardo Calligaris, psicanalista, escritor e criador da série Psi, morreu nesta terça-feira (30) aos 72 anos. A informação foi divulgada por Max Calligaris, seu filho e diretor da atração da HBO. "'Espero estar à altura'. Diante da proximidade da morte, essa foi a frase do meu pai. Ele se foi agora", lamentou Max em publicação no Facebook.
Segundo o site G1, Contardo passou seus últimos momentos internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, por conta do tratamento contra um câncer. Italiano, Calligaris nasceu em Milão em 2 de junho de 1948, e só conheceu o Brasil pela primeira vez em 1986.
Desde 1999, Calligaris também trabalhava como colunista do jornal Folha de S.Paulo. Na última segunda-feira (29), o espaço foi suspenso. "O colunista passa por um tratamento de saúde. Voltará a escrever regularmente tão logo seja possível", informou um aviso na coluna.
A série Psi teve Contardo Calligaris como criador e diretor-geral. A trama girava em torno de Carlo Antonini (Emílio de Mello), psicólogo, psiquiatra e psicanalista que abordava os mais diversos casos.
A produção foi indicada ao Emmy Internacional de melhor série dramática em 2015. Também recebeu outras duas indicações em categorias de atuação, a Emílio de Mello (2015) e Denise Weinberg (2018). Atualmente, as quatro temporadas de Psi estão disponíveis no HBO Go.
A produtora da série lamentou a morte em nota oficial: "Nós da WarnerMedia Latin America sentimos muito pelo falecimento de Contardo Luigi Calligaris, psicanalista, escritor e criador de PSI, série original HBO".
"Enaltecemos sua contribuição para a arte, a cultura e o comportamento da sociedade brasileira. Tivemos o privilégio de fazer parte de seu legado e sua ausência será sentida por todos nós. Dedicamos nossa gratidão, homenagem e solidariedade aos familiares e amigos", conclui o comunicado.
Relembre abaixo um vídeo em que Contardo Calligaris fala sobre a série que criou. Confira também um teaser da produção.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e confira o nosso boletim diário com os principais destaques do dia
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.