Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HISTÓRICO

Os Simpsons: 33ª temporada terá ator surdo e usará Libras; entenda

DIVULGAÇÃO/20th TELEVISION

Lisa Simpson e Monk na 33ª temporada de Os Simpsons

Lisa Simpson e Monk na 33ª temporada de Os Simpsons; série escalou ator surdo em episódio

ANDRÉ ZULIANI

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 7/4/2022 - 16h21

A 33ª temporada de Os Simpson ficará marcada como a primeira a ter um ator surdo como dublador na história da série. Com exibição marcada para este domingo (10), o 17º episódio do atual ano introduzirá um novo personagem e mostrará pela primeira vez Libras sendo usada na atração.

Intitulado The Sound of Bleeding Gums (O Som de Bleeding Gums, em tradução livre), o episódio irá introduzir Monk, personagem surdo que será dublado por John Autry 2º (Glee), ator que também tem a deficiência auditiva. Ele será o primeiro ator surdo a trabalhar em Os Simpsons na história da série.

Na trama, Monk é filho de Bleeding Gums Murphy, saxofonista morto que por anos foi a maior inspiração de Lisa e sua paixão não só pela música, mas também pelo instrumento --a filha de Homer aparece tocando-o em todas as aberturas da série.

Em entrevista à revista Variety, Loni Steele Sosthand, roteirista da animação responsável por escrever o episódio em questão, revelou que se inspirou em sua própria vida na hora de criar Monk.

"Sou mestiça. O black e o jazz do meu pai era grande em nossa casa. Crescemos nos subúrbios e foi uma maneira de meu pai trazer esse aspecto de nossa cultura. Mas quando penso em música, penso no meu irmão, que nasceu surdo. Quando estávamos falando sobre esse personagem de Bleeding Gums em nossas reuniões iniciais, pensamos: 'Não seria legal se Lisa descobrisse todo esse outro lado de sua vida?'. Isso o levou a ter um filho, e então baseamos esse personagem um pouco no meu irmão.

Eli Steele, irmão de Loni, é surdo de nascença. Antes de a irmã desenvolver o histórico episódio de Os Simpsons, a dupla já havia idealizado um roteiro baseado em suas vidas. Na ocasião, eles também pensaram em John Autry 2º para trabalhar na dublagem.

"Os produtores comparam a ideia e perceberam o quanto ele [Autry] era ótimo. O personagem tem pequenos momentos pessoais da minha infância com meu irmão, mas também é muito influenciado por John", completou a roteirista.

À publicação, Autry elogiou a iniciativa da produção de Os Simpsons em contratar um ator surdo na vida real para interpretar um personagem semelhante na animação.

"É tão incrível. É a igualdade e a participação que mudam uma vida. Isso pode impactar mudanças para todos nós. É sobre personagens com deficiência auditiva e com audição se unindo. Faz parte da história", destacou.

Para Loni, a maior dificuldade no desenvolvimento do episódio não foi incluir um ator surdo no elenco. Segundo ela, foi o fato de que, em Os Simpsons, todos os personagens têm apenas quatro dedos nas mãos --o que poderia atrapalhar a compreensão na hora de usar Libras.

"Isso foi um pouco complicado, especialmente porque a única coisa que estamos traduzindo é Shakespeare. Mas acho que conseguimos", finalizou Loni.

No Brasil, todas as temporadas de Os Simpsons estão disponíveis no catálogo do Star+.

TUDO SOBRE

Os Simpsons


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.