Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÉRIE ANIMADA

Dublador de Os Simpsons critica decisão de escalar vozes por cor da pele

Reprodução/20th Century Fox

Dr. Julius Hibbert conversa com a família Simpson no hospital em episódios da série Os Simpsons

Harry Shearer dubla o Dr. Julius Hibbert em Os Simpsons; ator criticou escalação por cor da pele

REDAÇÃO

Publicado em 5/8/2020 - 16h28

O ator Harry Shearer, que há anos trabalha como dublador de vários personagens em Os Simpsons, reclamou da recente decisão de não colocarem mais atores brancos para dublar personagens não-brancos. Para ele, que também dá voz ao médico afro-americano Dr. Julius Hibbert na série, a medida interfere diretamente na essência do dublador.

"O trabalho do ator é interpretar alguém que ele não é. Está na descrição da profissão", comentou Shearer em entrevista ao Times Radio. Apesar da discordância, o ator disse que não estava opinando sobre a decisão dos produtores. Para ele, a recente polêmica criou uma má interpretação na diferença entre representação e performance.

"Pessoas de todos os lugares devem estar representadas no processo de criação e produção da indústria para que ajudem na escolha de quais histórias devem ser contadas", completou o profissional.

A polêmica em torno da dublagem em Os Simpsons começou após o comediante norte-americano Hari Kondabolou, descendente de indianos, lançar o documentário The Problem With Apu. Nele, o artista critica a representação do personagem Apu na animação e afirma que seria uma ofença para os indianos.

Após receber uma chuva de críticas pelo documentário, o ator Hank Azaria, que dublou Apu por mais de três décadas, decidiu não mais interpretar o personagem em Os Simpsons.

Além da série da Disney, outras animações também se comprometeram a realizar mudanças após a onda de protestos raciais nos Estados Unidos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.