Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Mistério na Amazon

O curioso caso do desaparecimento de uma personagem crucial de Jack Ryan

Reprodução/Amazon

A atriz australiana Abbie Cornish assustada em sua última cena da primeira temporada de Jack Ryan

A atriz australiana Abbie Cornish em sua última cena na primeira temporada de Jack Ryan, da Amazon

JOÃO DA PAZ

Publicado em 12/11/2019 - 5h02

[Atenção: este texto contém spoilers]

Entre tantos mistérios da segunda temporada de Jack Ryan, superprodução da Amazon, um chamou a atenção dos fãs: por onde anda a médica Cathy Mueller, vivida por Abbie Cornish? Personagem crucial da trama original do agente da CIA, que na TV é interpretado por John Krasinski, a loira simplesmente desapareceu nos novos episódios da série da Amazon. Que fim levou?

Esse caso curiosíssimo tem camadas enigmáticas. Antes de tudo, vale salientar a importância de Cathy para Jack Ryan, o James Bond americano que teve suas aventuras narradas em duas dezenas de livros, a maioria escritos por Tom Clancy, que geraram cinco filmes e games. Nesse universo, Cathy é a mulher de Jack Ryan.

A primeira temporada estendeu o tapete para o romance dos dois rolar, com idas e vindas que não apagaram a chama do amor. Daí vem o problemão: não é que Cathy some completamente na segunda temporada? Ela sequer é citada nos novos episódios, como se nunca tivesse existido.

Esse é o detalhe que chamou mais a atenção. Geralmente, quando uma determinada personagem deixa uma série, mesmo que abruptamente, isso é informado ao longo dos capítulos, com diálogos do tipo "ela agora mora na cidade X" ou "fulana está ocupada com algo Y". Dessa forma, o telespectador ao menos fica a par da situação.

Tal truque serve também para casos em que a dita personagem fica ausente durante uma temporada ou se a atriz que a interpreta deixa a série, mas pode voltar a qualquer momento. Essa estratégia mantém os personagens vivos na trama.

Mas nem isso Jack Ryan fez. O agente da CIA em nenhum momento fala de sua paixão pela loira, aquela que o pegou pelo coração e o motivou a salvá-la e compartilhar segredos.

O desprezo chega ao ponto de ele se envolver com uma mulher logo no começo da segunda temporada, sem pensar duas vezes, dizendo ser solteiro. Cathy não é mencionada nem como um caso amoroso do passado.

E conforme a trama se desenrola, a série Jack Ryan dá brecha para esse novo lance, do americano com a alemã Harriett "Harry" Baumann (Noomi Rapace), voltar no muito provável terceiro ano. Ou a série da Amazon vai se descolar completamente da fonte e trazer uma nova "ryan girl" a cada temporada, na linha das bond girls.

Tudo em volta de Cathy é pura especulação, porque nem a Amazon nem a atriz se pronunciaram sobre o assunto, o que aumenta o mistério e deixa os fãs angustiados. Imaginar que de repente Cathy volte para a terceira temporada, como num passe de mágica, também não está fora de cogitação.

A atriz Abbie Cornish fez pouca coisa desde o fim da temporada de estreia de Jack Ryan. A australiana atuou no longa britânico Amor em Tempos de Ódio (2018) e fez uma minissérie em sua terra: Secret Bridesmaids' Business (2019). Juntando os filmes sobre Jack Ryan, Abbie foi a quinta atriz a viver a Cathy.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.