Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EU CONHECI JESUS

Nada de novela: na TV paga, Jesus troca a Bíblia pelo mundo real

José Sarmento Matos/History

O ator Greg Barnett interpreta Jesus na série Eu Conheci Jesus, do History Channel - José Sarmento Matos/History

O ator Greg Barnett interpreta Jesus na série Eu Conheci Jesus, do History Channel

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 7/4/2019 - 6h36

Enquanto a novela Jesus, em sua reta final na Record, abusa de passagens da Bíblia para propagar a mensagem de amor, a nova série Eu Conheci Jesus, que o canal History estreia dia 18, conta a história do filho de Deus como uma figura histórica, situada no mundo real. É uma visão científica para o personagem mais importante da fé ocidental.

"Uma das coisas mais importantes da série é que não estamos simplesmente recontando a Bíblia. Tem fatores históricos, um contexto político, é uma grande explanação de quem seria esse personagem em um mundo real", explica Ben Goold, um dos produtores-executivos da atração, ao Notícias da TV.

Como a história de Cristo já foi contada infinitas vezes em livros, na TV e no cinema, Goold e sua parceira Jane Root optaram por uma narrativa diferente. Além de deixar a trama com os dois pés no chão, eles escolheram oito pessoas que circularam a passagem de Jesus pela Terra, e cada episódio mostra o ponto de vista de um deles.

"É uma maneira nova de contar essa história. Vemos Jesus pela perspectiva de quem era próximo a Ele, ou de quem teve um papel essencial na história. Isso permite que tenhamos uma visão diferente, de uma pessoa tridimensional, e não da figura retratada na Bíblia. Aliás, na hora de escrever os roteiros, nós tínhamos de nos lembrar que são pessoas que não sabiam que estariam na Bíblia", diz Goold.

Além de figuras óbvias, como os pais Maria e José, João Batista, Maria Madalena e Pedro, os produtores optaram por personagens menos esperados, como o sumo sacerdote Caifás, o governador Pôncio Pilates.

"São os personagens principais do Novo Testamento, pessoas próximas de Jesus, de maneiras variadas. E há vários tipos de relacionamentos aí: laços de sangue, de amizade, de crença, de rivalidade... E todos com um impacto na história", justifica.

Um dos episódios que promete chamar a atenção é o que envolve o apóstolo traíra Judas Iscariotes. "Judas é uma das figuras mais importantes dessa história. E nós examinamos a trajetória dele com muito cuidado. Mas não dá para contar a história de Jesus sem Judas, porque ele é essencial em tudo o que acontece. O que tentamos fazer é mostrar que se trata de uma pessoa real, em um contexto histórico de verdade. O que o levou a trair Jesus? É o que investigamos", explica o produtor.

José Sarmento Matos/History

Ramin Karimloo (José) e Madison Claire (Maria) seguram Jesus bebê no primeiro episódio


Reconstituição e especialistas

Para contar tantas histórias com clareza, Eu Conheci Jesus recorre a duas estratégias diferentes: atores fazem a reconstituição de passagens da vida do filho de Deus, e especialistas dão depoimentos que fundamentam a trama na realidade.

Os produtores ouviram historiadores, teólogos, professores de estudos da fé, além de bispos católicos e religiosos episcopais, padres jesuítas e até uma comediante. "Buscamos alguns dos maiores experts. E tivemos o cuidado de incluir todos os tipos de fé, diferentes aspectos da Igreja e de outras religiões, para uma perspectiva completa das diferentes interpretações da história de Jesus", valoriza Goold.

Para os produtores, mesmo que não segue a religião cristã terá motivos para acompanhar a série.

"Eu não tenho um passado religioso formal, mas acho que o poder e a importância da história de Jesus são impossíveis de passar em branco. A mensagem te atinge, não importa qual é a sua fé. Você se importa, aquilo faz você pensar. E ver tudo isso através dos olhos de pessoas que sequer sabiam que se tornariam cristãs também dá uma perspectiva nova", explica a produtora Jane Root.

"Você não consegue compreender a civilização ocidental atual sem entender a história de Jesus. E eu acho que é uma história poderosa, comovente. De onde quer que você venha, ela tem até hoje um poder incrível sobre as pessoas", completa Ben.

Eu Conheci Jesus será exibido pelo canal History em uma preparação para a Páscoa, dos dias 18 a 21, às 22h20 --a cada dia, serão mostrados dois episódios. A exibição do último capítulo no Brasil coincidirá com a dos Estados Unidos. Veja o trailer:

TUDO SOBRE

History

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.