JULIA GAMA
Divulgação/Lifetime
Julia Gama é a representante brasileira na série latina Amores que Enganam, do Lifetime
Miss Brasil 2020 e segunda colocada no Miss Universo do mesmo ano, Julia Gama atualmente vive no México, onde trabalha como atriz e apresentadora. Ela percebeu um mercado amplo no audiovisual latino que, muitas vezes, é desperdiçado por brasileiros pelo simples fato de os artistas nacionais não terem espanhol fluente.
"O Brasil tem muitos talentos nas artes dramáticas, na atuação, mas acaba ficando de fora dessas produções artísticas latinas por não ter o espanhol como deveria, como poderia. Então, eu me sinto honrada de representar e digo que estudar nunca é perda de tempo. Muitas portas se abriram na minha vida por eu ter me dedicado tanto ao aprendizado de outros idiomas", diz ela durante conversa exclusiva com o Notícias da TV.
O mais recente desafio de Julia no México é a série Amores que Enganam, que a cada episódio conta uma história diferente sobre mulheres em situações de abuso. No capítulo que vai ao ar nesta quarta (6), a ex-miss dá vida a Ingrid, casada há muitos anos com Reinaldo (Mark Tacher, de Abismo de Paixão).
Só que o casamento cai por terra quando ela percebe que o marido é narcisista. "Ele é o tipo de homem que nunca pode perder. Sempre aparece para a família como o bem-sucedido, é o queridinho da mamãe, tem uma lábia muito boa, convence todo mundo. É dono de um ego enorme e é capaz de tudo, de mentir, de enganar, de colocar a própria família em risco. E a Ingrid decide se afastar dele por temer pela vida da filha dos dois", adianta a atriz.
Amores que Enganam é baseada em histórias reais, e Julia diz que todo mundo que assistir ao programa vai se identificar, por já ter vivido ou por conhecer alguém que passou por algo similar. Ela mesma admite que encarou alguns relacionamentos tóxicos em sua vida pessoal e profissional.
Muitas vezes já trabalhei e me relacionei com pessoas tóxicas, abusivas, narcisistas. E aí eu vejo a importância da arte, de trazer esses temas à tona. Se eu tivesse esse registro antes, poderia ter identificado esse comportamento, entendido que não é saudável para mim, que aquilo não é o normal de uma relação e que eu mereço mais para a minha vida.
"Acho que é essencial poder falar disso para ter uma identificação, mas também para gerar esse movimento de libertação. Você não tem que ficar, merece mais do que isso, não tem que aceitar uma relação que não é saudável só porque quer ser amada, por pensar que não tem outra maneira de se relacionar. É justamente quando a mulher está frágil que essas pessoas mais abusivas, mais tóxicas, entram na vida dela e se tornam donas da vida dessa mulher de uma maneira realmente muito complicada", justifica a atriz.
Apesar de já ter se dedicado ao aprendizado de idiomas no passado, Julia Gama fez um intensivão de espanhol depois que se mudou para o México --por lá, ela inclusive participou do La Casa de los Famosos, o mesmo reality de confinamento que contou com Dania Mendez.
"Eu encarei um processo de aprimoramento do meu espanhol para ter mais oportunidades. Porque muitas vezes eles pedem um sotaque mais neutro, como ocorre no Brasil, e eu tinha um sotaque bem venezuelano. Foi um trabalho árduo, de ir neutralizando. Claro que é um desafio atuar em outra língua, mas é minha grande paixão. Eu comecei na China, para abrir portas para o mercado que eu queria, México, América Latina, Estados Unidos..."
"Não sei explicar o que acontece, mas o espanhol é a língua do meu coração. Eu me sinto muito mais potente trazendo todos os sentimentos em espanhol do que no próprio português (risos)", diverte-se a ex-miss, que ressalta que seu lar sempre será o país onde nasceu. "Eu sempre digo: 'Deus me livre não ser brasileira!'. O Brasil é único, uma mistura cultural que é a nossa raiz, que coloca a gente de uma maneira muito especial no mundo."
Por que, então, Julia deixou o país e armou sua base no México? "Para mim, é um lugar estratégico. A localização é ótima para eu ir até onde está o trabalho. O México é um grande polo de produção artística, claro, mas posso facilmente ir para a Colômbia gravar, para o Brasil, para os Estados Unidos, porque faço muitas coisas em Miami também, em Los Angeles. Eu vou para onde o trabalho levar, quero buscar novos desafios e crescer como profissional", diz.
O episódio de Amores que Enganam com Julia Gama vai ao ar nesta quarta-feira, às 21h, no canal Lifetime, com reprise no sábado (9), às 20h10. Depois de participar da primeira temporada em um capítulo em português, que também contava com Sophia Abrahão e Duda Nagle, a atriz revela o papel dos sonhos em um eventual terceiro ano da produção.
"Acho que chegou a hora de fazer uma vilã, né? De trazer esse lado mais visceral, poder passar por cima de tudo. Seria muito bacana, até para o público ver um outro lado, uma outra versão de mim mesma. Não ser só a amiga conselheira ou a mulher traída, viver a vilã deve ter um saborzinho muito gostoso, que eu quero experimentar em breve", promete.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.