Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RECAP | S06E09

Maior batalha de Game of Thrones dura 23 minutos e termina na porrada

Divulgação/HBO

Kit Harington, o bastardo Jon Snow, em episódio exibido ontem (19) de Game of Thrones - Divulgação/HBO

Kit Harington, o bastardo Jon Snow, em episódio exibido ontem (19) de Game of Thrones

JOÃO DA PAZ

Publicado em 20/6/2016 - 3h53

[Atenção: este texto contém spoliers]

Quase 10 mil homens e centenas de cavalos protagonizaram a maior batalha da história de Game of Thrones, exibida no episódio de ontem (19), o penúltimo da sexta temporada. Intitulado de a Batalha dos Bastardos, o capítulo mostrou o confronto entre o exército comandado por Jon Snow (Kit Harington) contra os soldados de Ramsay Bolton (Iwan Rheon), pelo reinado de Winterfell. Após 23 minutos de muito sangue derramado, flechas voando e golpes fulminantes de espada, os bastardos se encontraram frente à frente, e Jon venceu Ramsay na base da porrada.

Em um mix de Capitão América com lutador de MMA, Jon Snow derrotou o seu rival em um duelo mano a mano, após um embate quase desleal: 6.000 homens do lado de Ramsay contra aproximademente 3.000 de Jon Snow. No castelo de Winterfell, o filho bastardo da família Stark partiu para cima de Ramsay, se protegendo com um escudo das flechadas. Quando ficou bem próximo do bastardo da casa Bolton, Snow o derrubou no chão e o golpeou na cara com vários socos, até deixá-lo desacordado e com o rosto todo ensanguentado. Ele só não o matou porque sua irmã tinha outros planos.

Sansa Stark (Sophie Turner), mulher de Ramsay (ela se casou contra sua vontade) quis que o "querido" marido sofresse mais, talvez para pagar por toda maldade que ele fez não só contra ela, mas com tantas outras pessoas. Sansa decidiu colocar Ramsay em um porão no castelo e soltou os cachorros que ele criava para torturar e matar desafetos. Só que desta vez a vítima foi o próprio Ramsay. Sansa não escondeu a satisfação em testemunhar o fim cruel do agora ex-marido, devorado pelos próprios cães.

reprodução/hbo

Imagem do exército de Jon Snow (Kit Harington) antes da chamada Batalha dos Bastardos

Batalha numerosa

Sem dúvida, a Batalha dos Bastardos foi o episódio que a série mais investiu. A HBO inscreveu o episódio em seis categorias no Emmy (mixagem de som, edição, maquiagem, efeitos visuais, direção e roteiro). Somente a batalha resultou em 86 horas de imagens captadas, produzidas ao longo de 25 dias _um episódio inteiro de uma série dramática comum é filmado em até 12 dias.

Os milhares de homens e centenas de cavalos reproduzidos no confronto saíram da da computação gráfica. Nas filmagens de fato foram usados 500 figurantes, de arqueiros a homens com espadas. Eles receberam treinamento diferenciado, divididos entre os que estiveram com Jon Snow e com os que ficaram ao lado de Ramsay Bolton. Isso para que cada exército tivesse um jeito específico de combate e consequentemente diferente do inimigo.

Foram utilizados 70 cavalos, número equivalente ao visto nas produções dos grandes filmes de guerra hollywoodianos. Combates com cavalos são raros porque custa muito caro ter um animal desse tipo em cena e é difícil de adestrá-los para uma batalha, por exemplo, o que prolonga mais o tempo de filmagem.

Dragão, dragão, dragão

O penúltimo episódio do ano de Game of Thrones não foi apenas sobre os bastardos. Em preparação para o final da sexta temporada, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) aceitou fazer aliança com os irmãos Greyjoy, Yara (Gemma Whelan) e Theon (Alfie Allen). Basta ela os ajudar na retomada da Iron Islands que eles irão apoiar a reivindicação ao Trono de Ferro.

Tudo isso após Daenerys derrotar o exército dos Mestres, que tentaram voltar para cidade de Meereen. Daenerys contou com a ajuda dos seus três filhos dragões para acabar com o ataque que a cidade enfrentava. A cena dela sobrevoando Meereen em cima de um dragão e com os outros dois ao lado, jogando fogo nos barcos e inimigos, fica como um dos grandes momentos de Game of Thrones em seis anos. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.