Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO APPLE TV+

Iluminadas: Wagner Moura brilha em série sobre assassino que viaja no tempo

Divulgação/Apple TV+

Wagner Moura e Elisabeth Moss em cena de Iluminadas

Wagner Moura e Elisabeth Moss em cena de Iluminadas; série estreia nesta sexta-feira (29)

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2022 - 6h15

Principal nome brasileiro em Hollywood, Wagner Moura é um dos destaques de Iluminadas, nova série do Apple TV+ que estreia nesta sexta-feira (29). Ao lado da protagonista Elisabeth Moss (The Handmaid's Tale), ele persegue um assassino que viaja no tempo em busca de suas vítimas.

Baseada no livro homônimo escrito por Lauren Beukes, a série conta a história de Kirby Mazrachi (Elisabeth), arquivista de um jornal de Chicago no início dos anos 1990 e que tinha uma brilhante carreira como repórter no início da carreira. Sua ascensão foi interrompida após sofrer um ataque de um misterioso serial killer, que acabou a deixando fora de jogo por muito tempo.

Além de todo o trauma do ataque em si, Kirby também teve a sua memória afetada de maneira que ela mal consegue confiar em sua própria realidade. Ela namora ou ainda paquera? Mora sozinha ou com sua mãe, Rachel (Amy Brenneman)?

Com direção precisa da vencedora do Emmy Michelle MacLaren, a série equilibra de maneira precisa a realidade fragmentada de Kirby, praticamente uma narradora não confiável da própria história. Por um lado, ela se torna cada vez mais perspicaz enquanto investiga seu agressor.

Quando um assassinato recente reflete o que aconteceu no seu caso, os policiais a chamam para identificar um suspeito. Mas Kirby não se lembra dele. Ela só se recorda do que sentiu e de sua voz. E, mesmo que algo chamasse a sua atenção, seu lapsos de memória tornariam tudo ainda menos confiável.

DIVULGAÇÃO/APPLE TV+

Elisabeth Moss como Kirby

Elisabeth Moss como Kirby

Sem conseguir avançar no caso, ela ganha a ajuda de Dan Velazquez (Moura), jornalista renomado do jornal no qual a protagonista trabalha. Determinado em encontrar o serial killer, ele se une a Kirby para continuar investigando e ligar os pontos que unem o caso com a de sua nova colega.

Diferentemente de outras séries de mistério, no entanto, Iluminadas não se aproveita do popular formato "quem matou?". Desde o início, o espectador conhece Harper (Jamie Bell), o serial killer responsável pelas mortes e que mantém a sua presença tão marcante quanto misteriosa.

Se o público sabe quem matou as mulheres, o segredo é como Harper o fez. A informação de que o vilão viaja no tempo sempre esteve nas divulgações da série, mas a maneira como ele ataca é a principal questão da investigação dos protagonistas. Bell, em um dos seus papéis mais marcantes, circula pela realidade de Dan e Kirby como um desconhecido que faz arrepiar até o último pelo do corpo.

Já acostumada a interpretar mulheres atormentadas pelas próprias realidades, Elisabeth Moss mais uma vez entrega um trabalho impecável. A estranheza e as sutilezas de Kirby a tornam uma das personagens mais intrigantes da carreira da atriz. Seu trauma está no olhar, na voz e em quase todas as suas reações.

Wagner Moura, cujo personagem teve a naturalidade modificada para que o ator interpretasse um brasileiro na série, faz um trabalho tão bom quanto o de Elisabeth e Bell. O trio sustenta a evolução do mistério de maneira intensa, tornando quase impossível não se apegar aos detalhes da trama para descobrir o que realmente está acontecendo em cena.

Com Iluminadas, o Apple TV+ prova mais uma vez ser uma das melhores opções dentre os streamings disponíveis no mercado. Mesmo que não tenha produções em abundância, é possível afirmar que a frase "qualidade em vez de quantidade" é a que melhor descreve a plataforma da gigante de tecnologia.

Assista ao trailer de As Iluminadas: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.