EM DESALMA
DIVULGAÇÃO/GLOBOPLAY
Fabio Assunção interpreta o bruxo Traian na segunda temporada de Desalma, série do Globoplay
Pela primeira vez, Fabio Assunção se aventura no gênero terror na TV brasileira. Em Desalma, ele interpreta Traian Troader, uma criatura sobrenatural que aparece em versões distintas para o telespectador: num momento, está sem camisa e cheio de valentia no meio de uma floresta; em outro, decapitado e com bichos saindo de sua boca. Para o ator, o personagem na verdade guarda uma grande melancolia.
Assunção aparece logo nas primeiras cenas da segunda temporada de Desalma, que estreou na quinta-feira (28) no Globoplay. Os acontecimentos da série se passam em diferentes linhas do tempo: 1988/1989, 1995 e 2019. O primeiro conflito que o público vê dele é em 1995, mas o personagem já vaga pelo mundo há muito mais tempo.
"Eu tinha como referência uma foto dele no século 19, numa idade adulta, o que me fez pensar que ele pudesse ter 300, 400, mil anos talvez. Fui muito por esse lado do cara que está condenado à vida, esse tipo de ser que não morre. Quais são os castigos de não ter um fim, qual é o tipo de pensamento que uma pessoa dessa teria se não há um juízo final? Qual é a brutalidade primitiva que ele pode trazer, junto com essa magia e essa percepção maior? Fui muito pra coisa física, primitiva, animal, quase esse castigo de existir. Nunca tinha feito nada parecido", explicou o ator, em entrevista para divulgação da série.
A autora de Desalma, Ana Paula Maia, preferiu manter segredo sobre o que exatamente é Traian (um bruxo? um vampiro? um bicho?) e diz que nem mesmo Assunção sabe exatamente do que se trata a natureza de seu personagem.
O que se sabe é que ele volta a Brígida, cidade fictícia onde se passa a trama, para um acerto de contas com Haia, bruxa interpretada por Cassia Kis. Há ainda o mistério de um garoto que Traian matou no passado e de como a cabeça dele foi encontrada e provoca terror ao ser estudada por médicos legistas no IML (Instituto Médico Legal).
A autora, no entanto, deixa claro que o personagem não se trata do grande vilão da temporada, e sim de um ser que tem suas mágoas e suas questões a serem resolvidas --para o bem e para o mal.
"Bem e mal se misturam muito, até vida e morte se misturam. A série trabalha muito bem essa questão de dualidade. O Traian não é bonzinho, mas não é o pior de todos. Ele tem as questões dele, Haia tem as dela. Cada um está defendendo o seu. Bom, mau, vai depender de em que posição está no jogo da vida", diz ela. "É um um sobrenatural muito elaborado, sutil", complementa Fabio Assunção.
A segunda temporada de Desalma já está disponível na íntegra para assinantes do Globoplay.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.