Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM DESALMA

Decapitado e sem camisa, Fabio Assunção causa terror com bruxo condenado à vida

DIVULGAÇÃO/GLOBOPLAY

Fabio Assunção de cabelos grisalhos, sem camisa, em meio a matagal em cena da série Desalma

Fabio Assunção interpreta o bruxo Traian na segunda temporada de Desalma, série do Globoplay

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2022 - 6h35

Pela primeira vez, Fabio Assunção se aventura no gênero terror na TV brasileira. Em Desalma, ele interpreta Traian Troader, uma criatura sobrenatural que aparece em versões distintas para o telespectador: num momento, está sem camisa e cheio de valentia no meio de uma floresta; em outro, decapitado e com bichos saindo de sua boca. Para o ator, o personagem na verdade guarda uma grande melancolia.

Assunção aparece logo nas primeiras cenas da segunda temporada de Desalma, que estreou na quinta-feira (28) no Globoplay. Os acontecimentos da série se passam em diferentes linhas do tempo: 1988/1989, 1995 e 2019. O primeiro conflito que o público vê dele é em 1995, mas o personagem já vaga pelo mundo há muito mais tempo. 

"Eu tinha como referência uma foto dele no século 19, numa idade adulta, o que me fez pensar que ele pudesse ter 300, 400, mil anos talvez. Fui muito por esse lado do cara que está condenado à vida, esse tipo de ser que não morre. Quais são os castigos de não ter um fim, qual é o tipo de pensamento que uma pessoa dessa teria se não há um juízo final? Qual é a brutalidade primitiva que ele pode trazer, junto com essa magia e essa percepção maior? Fui muito pra coisa física, primitiva, animal, quase esse castigo de existir. Nunca tinha feito nada parecido", explicou o ator, em entrevista para divulgação da série. 

A autora de Desalma, Ana Paula Maia, preferiu manter segredo sobre o que exatamente é Traian (um bruxo? um vampiro? um bicho?) e diz que nem mesmo Assunção sabe exatamente do que se trata a natureza de seu personagem.

O que se sabe é que ele volta a Brígida, cidade fictícia onde se passa a trama, para um acerto de contas com Haia, bruxa interpretada por Cassia Kis. Há ainda o mistério de um garoto que Traian matou no passado e de como a cabeça dele foi encontrada e provoca terror ao ser estudada por médicos legistas no IML (Instituto Médico Legal). 

A autora, no entanto, deixa claro que o personagem não se trata do grande vilão da temporada, e sim de um ser que tem suas mágoas e suas questões a serem resolvidas --para o bem e para o mal. 

"Bem e mal se misturam muito, até vida e morte se misturam. A série trabalha muito bem essa questão de dualidade. O Traian não é bonzinho, mas não é o pior de todos. Ele tem as questões dele, Haia tem as dela. Cada um está defendendo o seu. Bom, mau, vai depender de em que posição está no jogo da vida", diz ela. "É um um sobrenatural muito elaborado, sutil", complementa Fabio Assunção. 

A segunda temporada de Desalma já está disponível na íntegra para assinantes do Globoplay. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.