Here and Now
Imagens: Divulgação/HBO
O ator costa-riquenho Daniel Zovatto em cena de Here and Now; personagem surta com alucinações
JOÃO DA PAZ
Publicado em 19/4/2018 - 4h59
A primeira temporada de Here and Now chegou ao fim no último domingo (15) sem nenhuma repercussão. A promissora série psicodélica de Alan Ball, criador dos hits True Blood e Six Feet Under, foi massacrada pelos críticos e ignorada pelo público. Os dez episódios renderam uma média de apenas 378 mil telespectadores nos Estados Unidos, a segunda pior audiência das produções atuais da HBO.
Entre as 13 produções exibidas aos domingos, o drama fica à frente somente da comédia Crashing, que encerrou a segunda temporada no começo do mês passado e já foi renovada. Ainda não há sinal de que Here and Now voltará em 2019.
A má notícia para a trama recheada de delírios alucinógenos, sobre uma família desequilibrada chefiada por um pai filósofo e uma mãe terapeuta, é que ela ficou fora do anúncio, na semana passada, do pacote de renovações da HBO.
Com uma história que exige um pouco de esforço intelectual do telespectador, o drama afugentou o público logo após o primeiro episódio, visto por meio milhão. Depois, caiu para a casa dos 300 mil.
O público não comprou a ideia de tentar entender por que o jovem universitário Ramon Bayer-Boatwright (Daniel Zovatto) tinha alucinações nas quais via o número 11:11 por toda a parte, até em chamas de velas, para desespero de sua mãe adotiva, Audrey (Holly Hunter, vencedora do Oscar).
O ator Marwan Salama vive um muçulmano de gênero fluido: mulher em casa e homem na rua
A série bem que tentou virar assunto nas ruas, escolas e no trabalho ao apresentar temas espinhosos da contemporaneidade, como debater o racismo (uma mulher negra adotada por pais brancos em busca de identidade própria) e juntar xenofobia e transfobia no mesmo personagem, um adolescente muçulmano que diz ter um gênero fluido _se maquia e se veste de mulher em casa e como homem na rua.
Massacre da mídia
A mídia metralhou Here and Now com críticas negativas. No site Metacritic, que compila as reviews de sites norte-americanos, o drama da HBO é a série novata com a pior avaliação (nota 46 de 100), ao lado da policial Hard Sun, do Hulu.
A revista The Hollywood Reporter aconselhou seus leitores a terem "muita paciência" para conseguir ver a série. O jornal Washington Post considerou a atração "um fracasso pavoroso". E o site TV Line, além de dar uma nota D, decretou que "o drama familiar de Alan Ball é um desapontamento tedioso".
Veja a seguir onde Here and Now fica no ranking das séries exibidas atualmente aos domingos pela HBO nos Estados Unidos:
AUDIÊNCIA DAS SÉRIES DA HBO
Série | Gênero | Média de audiência por episódio |
Game of Thrones (sétima temporada, 2017) | Drama | 10,26 milhões |
Ballers (terceira temporada, 2017) | Comédia | 1,88 milhão |
Westworld (primeira temporada, 2016) | Drama | 1,82 milhão |
Big Little Lies (primeira temporada, 2017) | Drama | 1,17 milhão |
Insecure (segunda temporada, 2017) | Comédia | 1,14 milhão |
Curb Your Enthusiasm (nona temporada, 2017) | Comédia | 1,01 milhão |
The Deuce (primeira temporada, 2017) | Drama | 878 mil |
Silicon Valley (quarta temporada, 2017) | Comédia | 812 mil |
Veep (sexta temporada, 2017) | Comédia | 585 mil |
Barry (1ª temporada, em andamento) | Comédia | 577 mil |
Divorce (segunda temporada, 2018) | Comédia | 495 mil |
Here and Now (primeira temporada, 2018) | Drama | 378 mil |
Crashing (segunda temporada, 2017) | Comédia | 352 mil |
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