Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Hit da Netflix, Pedaço de Mim usa trunfo que conquista noveleiros há décadas

Marcos Serra Lima/Netflix

Liana (Juliana Paes) encara Oscar (Felipe Abib) em cena de Pedaço de Mim

Liana (Juliana Paes) e Oscar (Felipe Abib) em Pedaço de Mim: vilão desperta asco no público

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 13/7/2024 - 8h00

Pedaço de Mim pode até não ser considerada novela, mas tem um elemento essencial para arrebatar os corações do noveleiro: vilões muito bem construídos. As atitudes de Oscar (Felipe Abib) e Tomás (Vladimir Brichta) com Liana (Juliana Paes) causam asco no público ao longo dos 17 episódios. O fato de o melodrama permanecer na primeira posição do Top 10 da Netflix no Brasil desde a estreia só comprova o quanto o ódio engaja.

A paixão do brasileiro por grandes vilãs não é novidade, basta ver como são lembradas até hoje as icônicas Odete Roitman (Beatriz Segall), Bia Falcão (Fernanda Montenegro), Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), Flora (Patrícia Pillar) e Carminha (Adriana Esteves) --para citar só alguns exemplos.

Entretanto, as novelas mais recentes da Globo têm tido dificuldade de construir um antagonista à altura. Theo (Emilio Dantas), de Vai na Fé (2023), pode ser a exceção por ter provocado revolta no público. Já Zoé (Regina Casé) e Vanessa (Leticia Colin) entraram para o hall de vilãs amadas com um lado cômico em Todas as Flores (2022).

É até curioso notar como, na pele de Tomás, Vladimir Brichta consegue causar um nível de repulsa que o coronel Egídio não atingiu em Renascer, nem mesmo matando um dos filhos do protagonista.

Afinal, o advogado passa anos colocando Liana como a culpada pelo estupro que sofreu de Oscar --mesmo sabendo que ela tinha sido drogada. A violência sexual ainda resulta numa rara gravidez com superfecundação heteroparental; ou seja, com gêmeos de pais diferentes.

Apesar de aceitar criar os dois meninos como filhos, Tomás não perde a oportunidade de jogar na cara da mulher toda a responsabilidade pela situação inusitada. O ódio pelo personagem aumenta a partir do momento em que ele realmente se posiciona como um dos vilões da história, expondo o segredo de Liana e rejeitando descaradamente o "bastardo".

Pedaço de Mim, aliás, traz uma coleção de pessoas desprezíveis para angariar a fúria do espectador. Débora (Martha Nowill) é a pior amiga do mundo, enquanto Claudia (Yohama Eshima) é a víbora sempre pronta para dar o bote.

Nem os idosos com cara de fofinhos passam ilesos do ranço do público. Norma (Jussara Freire) parece ser mais fã de Oscar do que da própria filha, justamente a vítima do estuprador. Olinda (Analu Prestes) e Jonas (Antônio Grassi) enganam durante um bom tempo, mas arrancam a máscara assim que toda a verdade sobre os netos vem à tona.

Fica até complicado eleger o mais mau-caráter da trama, que virou um merecido sucesso no streaming. O melodrama aparece no ranking de mais vistos da Netflix em vários países.

Assista ao trailer de Pedaço de Mim:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.