Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÉRIE PREMIADA

Em meio a protestos raciais, comédia 30 Rock cancela episódios com blackface

Reprodução/NBC

Com peruca black e cara pintada de preto, Jane Krakowski olha para Tina Fey em episódio da comédia 30 Rock

A loira Jane Krakowski aparece em cena da comédia 30 Rock, ao lado de Tina Fey, fazendo uso de blackface

JOÃO DA PAZ

Publicado em 23/6/2020 - 13h22

Após pedido da humorista Tina Fey, criadora de 30 Rock (2006-2013), quatro episódios da comédia serão retirados do ar, nos quais atores brancos aparecem com a cara pintada de preto (o chamado blackface). A decisão ocorre em meio a protestos nos Estados Unidos, após a morte do homem negro George Floyd, que reacendeu o debate racial em Hollywood.

Os episódios em questão serão praticamente extintos, podendo apenas serem vistos em DVDs antigos. Nesta semana, o streaming da Amazon (Prime Video) e a plataforma Hulu vão tirar do catálogo os capítulos polêmicos, que também não serão mais exibidos em reprises da série na TV. Atualmente, 30 Rock está indisponível no Brasil, com passagem recente no Prime Video.

Os episódios contam com atores fazendo uso de blackface, incluindo Jane Krakowski (Unbreakable Kimmy Schmidt), cuja personagem Jenna Maroney escureceu a pele para parecer negra.

Tem, inclusive, um capítulo com Jon Hamm (Mad Men) de blackface, em uma paródia de uma programa racista, de rádio e de televisão. Todos esses quatro episódios também serão retirados de serviços como o Play Store (da Google) e iTunes (da Apple), nos quais é possível comprar ou alugar a série.

Em nota assinada com Robert Carlock, um dos produtores-executivos de 30 Rock, Tina Fey comentou que "em um período no qual precisamos trabalhar para melhorar as questões raciais [em Hollywood], nós acreditamos que esses episódios, com atores com maquiagem que mudam de raça, sejam retirados de circulação".

"Acredito que a 'intenção' não é um passe livre para pessoas brancas se apoderarem dessas imagens. Peço desculpas pela dor que causei", continuou a atriz no comunicado. "Olhando para frente, crianças que amam comédia não vão mais se deparar com episódios desse tipo. Eu agradeço a NBCUniversal [dona de 30 Rock] por atender esse pedido."

Novos tempos

A morte do segurança George Floyd, asfixiado por um policial branco, gerou uma onda de manifestações nos Estados Unidos contra a violência policial e o racismo, um movimento histórico não visto há mais de meio século. Os protestos jogaram luz em variados temas, como a representatividade negra e de pessoas de cor em empresas e na indústria de entretenimento, seja cinema ou TV.

Um dos filmes mais clássicos de todos os tempos, E o Vento Levou (1939), saiu do ar no streaming da Warner (HBO Max) para ganhar uma mensagem de conscientização, com o intuito de explicar o contexto da história racial ali narrada. Outros longas estão na mira de uma intervenção desse tipo.

A prática da blackface, que consiste em uma pessoa branca pintar o rosto com tinta escura para imitar uma pessoa de cor, é extremamente condenável pela sociedade americana. A técnica controversa surgiu no século 19, foi muito usada em peças teatrais e até nos primórdios do cinema no século seguinte, para ridicularizar negros.

Série Premiada

Em 30 Rock, Tina Fey, revelação do humorístico Saturday Night Live, era a produtora-executiva e uma das protagonistas da série, ao lado de Alec Baldwin. Ela interpretava a roteirista Liz Lemon, que também era a atriz principal do programa de esquetes fictício TGS with Tracy Jordan. Baldwin fazia o pragmático e controlador Jack Donaghy, executivo da NBC que interferia constantemente na produção de TGS.

30 Rock foi marcante para as séries por retratar com ironia, mesclada com uma pitada de realismo, a criação e realização de um programa de TV. A atração venceu três Emmys de melhor comédia (2007, 2008 e 2009).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.