Polêmica
Reprodução/NBC
O apresentador Jimmy Fallon durante edição caseira do talk show The Tonight Show (NBC) na atual quarentena
JOÃO DA PAZ
Publicado em 27/5/2020 - 14h28
O apresentador de talk show Jimmy Fallon pediu desculpas por imitar o comediante Chris Rock com blackface em esquete do humorístico Saturday Night Live, exibido no ano 2000. Ele usou sua conta no Twitter para dizer que "sente muito por ter tomada essa decisão inquestionavelmente ofensiva", após um vídeo da atração ressurgir na internet.
Na última terça (26), um trecho dessa imitação controversa viralizou. Pouco depois, a hashtag #JimmyFallonIsOverParty (#FestaDoFimDoJimmyFallon, em tradução livre), que pedia o "cancelamento" do apresentador, ficou entre as mais comentadas.
Jimmy Fallon é apresentador do prestigiado talk show The Tonight Show, da NBC. A internauta que publicou o vídeo polêmico comparou a situação com a da jornalista Megyn Kelly, da mesma NBC, que em 2018 foi demitida após falar sobre o uso de blackface nos dias de hoje, em seu programa matinal. Fallon assumiu a culpa e tentou se livrar da controvérsia.
"No ano 2000, enquanto estava no SNL [Saturday Night Live], eu tomei a terrível decisão de imitar Chris Rock usando blackface. Não há justificativas para isso. Eu sinto muito por ter tomado essa decisão inquestionavelmente ofensiva e agradeço a todos por me responsabilizarem [por isso]", escreveu Fallon no Twitter.
In 2000, while on SNL, I made a terrible decision to do an impersonation of Chris Rock while in blackface. There is no excuse for this.
— jimmy fallon (@jimmyfallon) May 26, 2020
I am very sorry for making this unquestionably offensive decision and thank all of you for holding me accountable.
O esquete mostrou Fallon imitando a voz e os trejeitos de Chris Rock, fazendo piada sobre a atração Quem Quer Ser Um Milionário?, com o colega de atração Darrell Hammond como o apresentador verdadeiro do game show, Regis Philbin. Esse vídeo já tinha sido retirado pela NBC de seus canais oficiais. Assista abaixo, em inglês.
#jimmyfallonisoverparty if ur trying to see what he did pic.twitter.com/5K2eAH7Vjn
— s🅰️m🐀 (@chefboyohdear) May 26, 2020
O uso de blackface, quando uma pessoa branca pinta o rosto com tinta escura para imitar uma pessoa de cor, é extremamente condenável pela sociedade americana. A técnica controversa surgiu no século 19, foi muito usada em peças teatrais e até nos primórdios do cinema no século seguinte, para ridicularizar negros.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.