Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIA DAS BRUXAS

De terror clássico a cozinha gótica: cinco séries para assombrar o Halloween

Divulgação/Netflix

O ator Adam Mayfield com a confeiteira Christine McConnell, que cozinha bolos monstruosos na Netflix - Divulgação/Netflix

O ator Adam Mayfield com a confeiteira Christine McConnell, que cozinha bolos monstruosos na Netflix

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 31/10/2018 - 5h40

Para quem gosta do clima de Halloween, mas não está a fim de se fantasiar e sair pelas ruas pedindo doces, uma opção é fazer maratona no sofá. A variedade de séries com temática assustadora é grande, e vai desde uma produção clássica dos anos 1950 e 1960 até um programa de culinária em que a apresentadora divide o cenário com monstros e prepara receitas que dão mais medo do que água na boca.

Confira cinco produções bem diferentes para assombrar seu Dia das Bruxas:

divulgação/cbs

Elizabeth Montgomery (de A Feiticeira) e Charles Bronson em episódio de Além da Imaginação

Além da Imaginação
Uma das primeiras séries a explorar o gênero terror na TV, Além da Imaginação (1959-1964) fez história ao mostrar uma trama diferente a cada episódio, sempre com um enfoque sobrenatural ou assustador. A série era apresentada e narrada por Rod Serling (1924-1975), ganhador de seis Emmys e um Globo de Ouro por seu trabalho como roteirista.

A produção marcou tanto que, em 2016, ficou em sétimo lugar na lista de 100 melhores séries da história compilada pela revista Rolling Stone. Já o Sindicato dos Roteiristas dos EUA foi ainda mais generoso: colocou a atração em terceiro lugar. No Brasil, as cinco temporadas estão disponíveis sob demanda no Clarovídeo.

Em 2019, o serviço de streaming CBS All Access (que exibe Star Trek: Discovery e The Good Fight) vai estrear um remake de Além da Imaginação, que contará com apresentação do comediante Jordan Peele (roteirista e diretor do sucesso Corra!).

divulgação/amazon

Ex-Revenge, Joshua Bowman (ao centro) atua com Brian Caspe e Ryan Sampson em Lore

Lore
Também na pegada de uma história diferente por episódio, Lore chega com uma proposta ainda mais assustadora: os capítulos são baseados em histórias reais, que explicam de onde surgiram mitos como vampiros e lobisomens. A produção fica a cargo de Gale Anne Hurd, que quis dar um tempo nos zumbis de Walking Dead para contar outras histórias assustadoras.

A segunda temporada de Lore chegou ao Amazon Prime Video no último dia 19. Os seis episódios contam com rostos conhecidos dos fãs de séries: estão no elenco nomes como Joshua Bowman (de Revenge), Paula Malcomson (de Ray Donovan e Deadwood), Will Tudor (de Game of Thrones) e Alicia Witt (de Nashville).

divulgação/netflix

Michiel Huisman (ex-Game of Thrones) e Timothy Hutton atuam na elogiada série da Netflix

A Maldição da Residência Hill
Baseada no livro de Shirley Jackson, considerado uma das melhores histórias de fantasma publicadas no século 20, A Maldição da Residência Hill conta a história de um casal, Hugh (Henry Thomas) e Olivia (Carla Gugino), que se muda para uma casa com os cinco filhos e começa a vivenciar fatos estranhos. A trama da Netflix também mostra a família 26 anos depois, lidando com fantasmas do passado.

Aprovada pela crítica, com uma nota 79 (de um total de 100) no Metacritic, que compila resenhas dos principais veículos norte-americanos, a série ganhou o selo de qualidade do escritor Stephen King, considerado o mestre da literatura de terror. "Eu geralmente não gosto desse tipo de adaptação, mas a produção é ótima. Um trabalho genial, na verdade. Acho que Shirley Jackson aprovaria", disse o autor.

divulgação/amc

Jadis (Pollyanna McIntosh) com morto-vivo em cena da nona temporada de The Walking Dead

The Walking Dead
Série que colocou os zumbis novamente no radar da cultura pop, The Walking Dead chegou à nona temporada sem a audiência fenomenal que tinha em anos anteriores. Ainda assim, o drama tenta se reinventar com um salto no tempo, novos vilões e com a saída do protagonista, o xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln), marcada para o episódio do próximo domingo (4).

Se quiser fazer uma maratona de mortos-vivos antes da despedida de Rick, a Netflix tem as sete primeiras temporadas. O Clarovídeo conta com os oito anos já finalizados. E o Fox Play disponiliza todos os episódios já exibidos, inclusive os da atual temporada.

divulgação/netflix

Christine McConnell e Adam Mayfield com alguns dos monstros de A Bizarra Confeitaria

A Bizarra Confeitaria de Christine McConnell
Imagine um programa como o Mais Você, no qual Ana Maria Braga é uma mulher gótica, que prepara pratos assustadores e, no lugar do Louro José, tem como assistentes um lobisomem, um gato mumificado (que já foi uma divindade egípcia) e a guaxinim Rose, que tem um garfo no lugar de uma pata. Estranho? Pois é essa a proposta de A Bizarra Confeitaria de Christine McConnell.

Teoricamente, a atração da Netflix ensina o público a recriar as receitas feitas por Christine. Mas só teoricamente: é tudo tão elaborado que fica impossível fazê-las em casa. A ideia mesmo é se divertir com a bizarrice na tela, que mistura pratos como "pata de monstro" e "bolo de casa assombrada" com cenas roteirizadas, nas quais a apresentadora tenta arranjar um namorado no cemitério ou evita que seus monstrinhos torturem até a morte um vizinho enxerido.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.