Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Kaley Cuoco

De loira burra a vendedora desejada: a evolução de Penny em Big Bang Theory

Imagens: Divulgação/CBS

Kaley Cuoco em três momentos como a Penny de Big Bang Theory, na primeira, quinta e oitava temporada - Imagens: Divulgação/CBS

Kaley Cuoco em três momentos como a Penny de Big Bang Theory, na primeira, quinta e oitava temporada

JOÃO DA PAZ

Publicado em 21/3/2019 - 5h53

Com uma blusinha azul decotada e short jeans curto. Foi assim que Penny (Kaley Cuoco) apareceu pela primeira vez na comédia The Big Bang Theory. Um visual completamente diferente da vendedora de medicamentos de 12 anos depois, sempre com belos blazers. Mesmo em casa ela fica mais comportada, sinal do seu amadurecimento ao longo do tempo.

A série nerd caminha para o fim, com seu término marcado para 16 de maio (no Brasil, o episódio final será exibido em 2 de junho). E Penny se destaca como a personagem que mais evoluiu no decorrer da série, deixando para trás o estigma de loira burra e periguete.

A função dela na atração era justamente ser essa personagem bem caricata, um contraponto às nerdices dos outros dois protagonistas, Leonard Hofstadter (Johnny Galecki) e Sheldon Cooper (Jim Parsons). Suas habilidades sociais e experiência de vida também balanceavam a falta de ginga dos vizinhos de apartamento.

No começo, Penny boiava quando a conversa dos amigos girava em torno da ciência ou do mundo geek, como heróis dos quadrinhos e entretenimento de ficção científica. Além disso, a jovem que largou a zona rural do Estado de Nebraska para tentar ser atriz em Hollywood tinha que lidar com o assédio dos garotos, principalmente de Howard Wolowitz (Simon Helberg), que insistia em conquistar o coração de Penny com cantadas desagradáveis de duplo sentido.

Claramente, o figurino usado por Kaley Cuoco na primeira fase de The Big Bang Theory tinha um forte apelo sexual. Eram roupas curtíssimas e, muitas vezes, ela aparecia sem sutiã. Penny era uma personagem que tinha uma vida sexual ativa, saindo com caras totalmente opostos aos seus vizinhos. Vez ou outra, Sheldon humilhava a loira ao fazer piadinhas sobre o grande número de parceiros dela.

A ideia de ser atriz não deu muito certo. Ela conseguia somente pontas em comerciais ou em filmes B, chegando a fazer uma cena de topless em uma produção barata de terror. Penny se sustentava como garçonete em uma lanchonete na qual trabalhou com Bernadette (Melissa Rauch), amiga que lhe ajudaria no futuro.

Penny (Kaley Cuoco) no primeiro episódio de Big Bang Theory e na atual 12ª temporada  

Na sétima temporada, Penny se cansou de entregar pratos para estranhos e desistiu do emprego. A loira queria se dedicar 100% à carreira de atriz, mas quebrou a cara. Quem a salvou da pindaíba foi justamente Bernadette, que trabalhava no restaurante para custear seu diploma de PhD em microbiologia. Ela conseguiu um cargo importante em uma empresa farmacêutica, chamada Zengen, e encorajou Penny a virar uma representante de vendas por lá.

Já casada com Leonard, Penny aceitou o desafio. Ela se adaptou incrivelmente bem ao novo emprego e conseguiu crescer na empresa. Na atual temporada, seu desempenho acima da média chamou a atenção até de empresas rivais, dispostas a contratá-la, oferecendo aumento salarial como estratégia de sedução.

Como ser uma nerd

Conforme se inseria no mundo dos nerds, Penny absorvia aos poucos os elementos desse universo e começava a decifrar os códigos dos amigos. Momentos assim estão entre os mais hilários de Big Bang Theory --como quando ela conseguiu diferenciar Star Wars (Guerra nas Estrelas) de Star Trek (Jornada nas Estrelas). Penny ainda conheceu os desdobramentos de Star Trek a ponto de usar uma trama de um dos vários filmes da saga para aconselhar Sheldon.

Um ponto baixo nessa jornada foi quando ela se viciou em um jogo online, período no qual ficou sem tomar banho e se alimentava à base de salgadinhos. Em uma cena clássica da série, Penny, Bernadette e Amy (Mayim Bialik) entraram em uma discussão sobre os poderes dos super-heróis. Elas não entendiam por que Hulk, com toda sua força, não é capaz de levantar o martelo mágico de Thor.

O que ainda não se sabe dela pode ser revelado antes de The Big Bang Theory terminar. O sobrenome de Penny é desconhecido, um dos maiores enigmas da trama. Ou o público receberá uma resposta ou ela entrará no rol dos personagens da TV de nome único, como Spock (Star Trek) e Newman (Seinfeld).

Os episódios inéditos de Big Bang Theory são exibidos na Warner aos domingos, sempre às 22h. No Globoplay, estão disponíveis as nove primeiras temporadas.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.