NO PLAYPLUS

De Chiquinha do Chaves a dublê de monstro: 5 fatos sobre Jaspion, de volta à TV

Divulgação/Toei Company

O herói Jaspion em cena da série de 1985, que voltará ao Brasil via streaming na semana que vem - Divulgação/Toei Company

O herói Jaspion em cena da série de 1985, que voltará ao Brasil via streaming na semana que vem

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 17/01/2019, às 05h32

Fenômeno nos anos 1980, a série Jaspion voltará à TV brasileira no próximo dia 21: a atração japonesa vai reforçar o catálogo do Playplus, serviço de streaming da Record. É uma boa oportunidade de rever algumas curiosidades sobre a produção, como o fato de seu protagonista ter sido dublê de monstros no Japão, e a voz da androide Anri ser familiar para fãs de Chaves --ela foi dublada por Cecília Lemes, a Chiquinha.

Exibida no Japão entre 1985 e 1986 pela TV Asahi, a série acabou fazendo mais sucesso no Brasil do que em seu país de origem. Por aqui, a atração chegou em 1988 e fazia uma dobradinha com os heróis coloridos Changeman no Clube da Criança, então comandado pela apresentadora Angélica.

A repercussão era tão boa que a Manchete chegou a ameaçar a liderança da Globo, dois anos antes de emplacar a novela Pantanal (1990). Disposta a lucrar em cima do herói japonês, uma empresa lançou brinquedos bizarros do personagem, que não passavam de bonecos do Robocop pintados com outras cores.

Para fãs de Power Rangers, fica a dica: os defensores do planeta só chegaram ao Brasil porque Jaspion abriu as portas para produções do gênero. Foi no embalo do japonês que vieram ainda Jiraiya e Cybercop, os Policiais do Futuro.

Confira cinco curiosidades sobre Jaspion: 

Hikaru Kurosaki interpretava o herói Jaspion na série

Dublê de monstros
Escalado para viver o protagonista Jaspion, Hikaru Kurosaki tinha pouca experiência como ator na TV, mas um extenso currículo no gênero tokusatsu (em que heróis formam um robô para lutar contra monstros enormes). Ele era dublê das criaturas gigantes, tanto de robôs quanto de monstros, nas cenas rodadas entre prédios de isopor. Kurosaki se aposentou da atuação e abriu uma escola de mergulho. 

A alien Miya e a androide Anri acompanhavam Jaspion

Parceiros inusitados
As crianças da época provavelmente nem perceberam, mas Jaspion não era um herói muito sociável. Tanto que suas principais companhias na série eram a androide Anri (Kiyomi Tsukada) e a bebê alienígena Miya, que sequer sabia se comunicar com os outros personagens. O mais perto de um amigo humano era o eremita Edin (Noboru Nakaya), que se comunicava telepaticamente com Jaspion.  

María Antonieta de las Nieves (à esq.) e Cecília Lemes

Pois é, pois é, pois é
A voz de Anri é bastante familiar para os fãs de Chaves. É que, entre os episódios 17 e 64, a androide foi dublada por Cecília Lemes, que também deu voz a Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) no mexicano Chaves. O elenco de dublagem de Jaspion também contava com Carlos Takeshi (de Belíssima) como o herói, enquanto Neusa Maria Faro (de Amor à Vida) fazia a voz da vilã Kilmaza. 

Boneco do Jaspion era apenas um Robocop pintado

É o Jaspion mesmo?
Quando a série japonesa explodiu na audiência, a fabricante de brinquedos Glasslite decidiu correr contra o tempo para lançar bonecos do personagem. Para isso, aproveitou moldes já prontos do Robocop e apenas mudou sua pintura (mesmo que o formato do corpo fosse bem diferente). A empresa vendeu o helicóptero do Jaspion, mesmo o herói nunca tendo usado um veículo do tipo na televisão.  

Os heróis de Changeman, outro sucesso da Manchete

Invasão dos heróis
A dobradinha de Jaspion e Changeman fez tanto sucesso no Clube da Criança que a Manchete passou a ir atrás de outras séries japonesas para sua programação. Foi assim que chegaram ao Brasil produções como Jiraiya, Jiban e o desenho Cavaleiros do Zodíaco. A Globo notou o filão e comprou Gavan e Bicrossers. Depois, passou a investir em adaptações norte-americanas, como Power Rangers e VR Troopers.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é o casal mais quente de A Dona do Pedaço?
Vivi e Chiclete, a princesa e o plebeu têm química demais.
62.18%
Josiane e Régis, os vilões pegam fogo quando estão juntos.
2.08%
Fabiana e Rock, ele mostra que de santinha ela não tem nada
8.68%
Qualquer um que não seja Maria da Paz e Amadeu. Casal mais sem graça!
27.06%

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook