Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRECONCEITO

Criador de Percy Jackson chama fãs de racistas após ataques a atriz negra

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Rick Riordan à esquerda e Leah Jeffries à direita

Rick Riordan (à esq.) defendeu Leah Jeffries de ataques na internet; atriz tem apenas 12 anos

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 10/5/2022 - 18h37

A escalação do elenco do seriado Percy Jackson, produzido pelo Disney+, tem sido alvo de críticas por fãs da saga. O descontentamento começou após Leah Jeffries, atriz negra de 12 anos, ter sido anunciada como a intérprete de Annabeth Chase, personagem originalmente branca nos livros em que a produção é baseada. Em um pronunciamento feito após a repercussão, Rick Riordan, criador da obra, denunciou o racismo da fã-base.

De início, Riordan agradeceu pela recepção positiva à escalação de Leah. O autor disse que a atriz traz muita energia e entusiasmo para a personagem e que sua presença na trama será inspiradora para garotas da nova geração. "Contudo, se você tiver algum problema com esse elenco, fale comigo. Você não tem mais ninguém para culpar", continuou em uma publicação no seu blog.

"Nós devemos concordar que fazer bullying e assediar uma criança na internet é imperdoavelmente errado. Por mais forte que Leah seja, e por mais que tenhamos discutido o potencial para esse tipo de reação e a pressão intensa que o papel trará, os comentários negativos que ela vem recebendo estão fora de controle. Isso precisa parar", criticou Riordan.

O autor contou que o processo para a escolha dos atores demorou um ano para ser finalizado. Em busca do "melhor dos melhores", ele pontuou o talento, o foco e a presença de Leah, e reforçou que, como autor da saga, sabe reconhecer quem se encaixa ou não no universo dos livros.

"Alguns de vocês aparentemente se sentiram ofendidos quando suas objeções foram tachadas como racistas. 'Mas eu não sou racista', vocês dizem. 'Não é racista querer um ator que combine com a descrição da personagem nos livros'. Bom, vamos examinar isso", instigou Riordan.

"Você está irritado, desapontado, frustrado ou com raiva porque uma atriz negra foi escalada para interpretar uma personagem descrita como branca nos livros. [...] Você está julgando o quanto ela é apropriada para o papel exclusivamente com base na aparência dela. Ela é uma garota negra. Amigos, isso é racismo", completou.

Leah também decidiu se pronunciar após a onda de ataques. Em um vídeo publicado no TikTok, a atriz respondeu o comentário de um hater: "Vocês acham que fazer esses comentários será doloroso e partirá meu coração, mas, na verdade, não é. É até engraçado como vocês estão tentando me destruir quando eu só estou vivendo a minha vida --é chamado de atuação por um motivo."

"Qual é a razão em atuar se você tiver um problema com uma pequena mudança na cor da pele de algum personagem?", questionou.

TUDO SOBRE

Disney+


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.