Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Décima Temporada

Como The Walking Dead fez Negan virar um anti-herói de fazer inveja a Walter White

Divulgação/AMC

O ator Jeffrey Dean Morgan segura o taco de beisebol com arame farpado, batizado de Lucille, em cena de The Walking Dead

O ator Jeffrey Dean Morgan, o Negan, na décima temporada de The Walking Dead: um anti-herói ideal

JOÃO DA PAZ

Publicado em 24/11/2019 - 5h27

Essencialmente um vilão, Negan (Jeffrey Dean Morgan) mostrou traços de mocinho na décima temporada de Walking Dead, que chega à metade neste domingo (24), com o oitavo episódio. Adorado pelos fãs do drama zumbi, mais até mesmo do que personagens consagrados, o barbudo sanguinário mostrou ser um anti-herói ideal, de fazer inveja a Walter White.

Em Breaking Bad (2008-2013), White (Bryan Cranston) colocou o telespectador para refletir sobre a seguinte questão: o que faz um homem ser mau? Ele, um professor de química depressivo e doente, tomou a decisão de virar um traficante de drogas para sustentar sua família. Nesse caso, os fins justificam os meios?

Seja qual for a resposta, Walter White ganhou fãs ao redor do mundo que assistiam aos episódios de Breaking Bad para ver ele se dar bem, mesmo após tomar decisões questionáveis e incorretas. The Walking Dead fez o carrasco Negan ganhar uma torcida igualmente ferrenha ao fazê-lo tão moralmente dúbio. Eis um homem que matou a esmo, mas que está prestes a ser coroado um grande herói.

A entrada de Negan na série foi nada menos do que chocante. Na sétima temporada, sem hesitar, ele não apenas matou os queridos Glenn (Steven Yeun) e Abraham (Michael Cudlitz) como esmagou as cabeças deles com seu taco de beisebol com um arame farpado na ponta. E ficou bem claro o embate entre ele e seus liderados, os Salvadores, contra o xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln) e os sobreviventes.

Depois desse duelo terminar com Negan preso durante mais de seis anos em uma cela improvisada na comunidade de Alexandria, o vilão ficou (aparentemente) manso. Após várias conversas com a fofa Judith (Cailey Fleming), filha de Rick que advogou para que oferecessem uma segunda chance ao rival de seu pai, Negan deu indícios de que teria se reabilitado e virado outra pessoa.

E daí The Walking Dead acertou ao brincar durante essa décima temporada com a identidade do vilão. Se por um lado ele salvou a vida de três pessoas importantes do grupo de sobreviventes, inclusive da própria Judith, outras pessoas morreram ao cruzarem seu caminho. Há quem acredite que Negan é sim uma nova pessoa. Do lado oposto, estão os defensores da máxima "uma vez ruim, sempre ruim".

Essa tática da série permitiu criar uma trama muito boa para o personagem de Jeffrey Dean Morgan. Assim que fugiu da cadeia em Alexandria, Negan foi parar no meio dos Sussurradores, os mais temidos antagonistas da história, o que dá margem aos que apostam que ele não perdeu a vilania e se juntou aos inimigos.

Mas há uma teoria intrigante sobre essa história. Será que Negan escapou da prisão ou alguém o soltou de propósito? Uma probabilidade é que Carol (Melissa McBride) tenha deixado o sanguinário fugir com a missão de se infiltrar no grupo dos Susurradores e matar Alpha (Samantha Morton). Caso isso se concretize, o status de Negan mudaria, definitivamente.

Fãs torcem enlouquecidamente pelo vilão, o que deixaria Walter White enciumado. Pois eis um ser cruel, que faz coisas boas e está prestes a virar um herói. Além de permitir a pergunta feita ao protagonista de Breaking Bad (o que faz um homem ser mau?), The Walking Dead propõe outra indagação: pode um homem mau-caráter virar uma pessoa do bem?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.