Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

QUINTA TEMPORADA

Com revelação importante, retorno de This Is Us entrega drama além da pandemia

Divulgação/NBC

Justin Hartley, Chrissy Metz e Sterling K. Brown conversam em uma cabana em cena da 5ª temporada de This Is Us

Kevin, Kate e Randall em cena de Forty, episódio duplo da estreia da quinta temporada de This Is Us

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 28/10/2020 - 15h34

Depois do adiamento por conta do surto de covid-19, a quinta temporada de This Is Us estreou na terça (27) nos Estados Unidos com uma das revelações mais importantes de toda a trama. Com um episódio duplo, a série ainda cumpriu a função de incluir o coronavírus e as manifestações contra o racismo na narrativa, e mostrou que o drama do novo ano irá além de simplesmente abordar a pandemia.

[Alerta: este texto contém spoilers]

Ciente da ansiedade dos fãs para voltar a acompanhar a história da família Pearson, o criador Dan Fogelman guardou a principal surpresa --e uma das reviravoltas mais chocantes da produção-- para os instantes finais. Como de praxe, a narrativa da série viajou entre as várias linhas temporais da trama, e um dos destaques da estreia do novo ano foi a versão jovem de William, pai biológico de Randall (Sterling K. Brown), vivido por Jermel Nakia.

Intitulado Forty (Quarenta, em português) Parte Um e Dois, o episódio duplo relembra os momentos em que William decide abandonar o filho recém-nascido no Corpo de Bombeiros após a mãe do garoto, Laurel (Jennifer C. Holmes), ter uma overdose em casa.

Depois de os paramédicos aparentemente não conseguirem ressuscitar a moça, William sai com o filho em estado de choque após a cena que acabou de ver. Em toda a série, a versão mais velha do personagem (Ron Cephan Jones) deu a entender que Laurel havia morrido ali, após sucumbir ao vício. Ao que parece, foi apenas mais uma enganação do criador Dan Fogelman.

Assim como a terceira temporada mostrou que Nicky (Griffin Dunne), irmão de Jack (Milo Ventimiglia), não havia morrido no Vietnã, a estreia do quinto ano revelou que Laurel sobreviveu à overdose. Mesmo depois de parar de respirar, os espectadores puderam acompanhar o "retorno à luz" da mãe biológica de Randall.

A novidade pode render ainda mais reviravoltas para o decorrer da temporada, uma vez que o rapaz sofre com o desejo de saber o que realmente aconteceu no dia em que foi abandonado.

DIVULGAÇÃO/NBC

Malik e Randall conversam sobre racismo

Coronavírus e racismo

As cenas iniciais da primeira parte do episódio se encarregaram de apresentar a pandemia na narrativa de This Is Us. Com cortes rápidos, a série colocou Kevin (Justin Hartley) e Madison (Caitlin Thompson) analisando os riscos da gravidez nesse período, enquanto Randall (Sterling K. Brown) e Beth (Susan Kelechi Watson) conversavam sobre a contaminação do ator Tom Hanks.

Na sequência, de maneira quase didática, This Is Us deu uma aula de como agir em tempos de coronavírus: distanciamento social, sapatos na entrada da casa, álcool em gel para higienização das mãos. Sete meses depois do início do surto, esse lembrete em uma das séries de maior audiência nos EUA veio bem a calhar.

A pandemia também serviu como muleta para postergar o drama do tratamento de Rebecca (Mandy Moore) e principal motivo da treta entre Kevin e Randall no season finale da quarta temporada. Com isso, ela e o marido Miguel (Jon Huertas) resolveram passar a quarentena na cabana da família, longe da cidade grande.

Como Fogelman havia sinalizado, o coronavírus não fez os roteiristas mudarem os planos para o novo ano, apenas exigiu certas modificações para que a trama seguisse o caminho proposto anteriormente. Com isso, o episódio fez a ligação com um dos principais acontecimentos da quarta temporada, mostrando Rebecca se perdendo sozinha na cidade ao lado da cabana e não conseguindo voltar para casa.

O evento fez com que Randall, que resolveu não passar o aniversário ao lado dos irmãos após a briga com Kevin, pegasse o carro e fosse ao resgate da mãe. Uma vez no local, o episódio apresentou um dos diálogos mais fortes até então, colocando Randall e Kate conversando sobre os protestos contra o racismo.

Criado em uma família de brancos, Randall pontuou que nunca sofreu na pele o que outros negros passavam nos EUA --o que não tornou certas situações que ele acompanhou quando pequeno menos assustadoras. Ele, então, questionou Kate sobre o motivo de se importar só agora com o que ele estava sentindo, quando outros negros sofrem com o racismo no país há tantos anos.

Como no período em que a série se passa os movimentos do Black Lives Matter ainda estão acontecendo, é provável que o assunto seja constante nos próximos episódios. Em outro momento, uma conversa entre o marido de Beth e Malik (Asente Blackk) também expôs o sentimento vivido pela população negra americana nesses últimos meses.

REPRODUÇÃO;/NBC

O reencontro entre Kevin e Randall

E a climão entre irmãos?

Um dos momentos mais aguardados pelo público, o reencontro entre Kevin e Randall não foi tão explosivo quanto poderia ser. A já citada discussão com Kate foi o momento mais ríspido do irmão adotivo ao chegar na cabana. O episódio, porém, tratou de mostrar que o carinho e a empatia entre ele e o personagem de Justin Hartley continuam intactos mesmo após o atrito.

Além da revelação sobre Laurel, o retorno da série também tratou de resolver outro mistério questionado pelos fãs: a noiva de Kevin. Após Madison levar um susto com a gravidez, o ator decidiu pedi-la em casamento para manter a ligação criada durante o tempo em que passaram a quarentena juntos.

Com tantas reviravoltas, o quinto ano de This Is Us tem material de sobra para entregar uma de suas temporadas mais envolventes. Com o final programado para 2022, resta aguardar se Dan Fogelman vai conseguir manter a qualidade sem deixar a peteca cair.

No Brasil, a quinta temporada de This Is Us estreia nesta quarta-feira (28), com a exibição do episódio duplo no canal pago Fox Premium.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.