Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VILÃO CLÁSSICO

Cobra Kai: Como o retorno de Terry Silver conecta 4ª temporada com Karatê Kid 3?

Divulgação/Netflix

Sean Kanan, Martin Kove e Thomas Ian Griffith em cena do filme Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989)

Sean Kanan (à esq), Martin Kove e Thomas Ian Griffith em cena de Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989)

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 1/1/2022 - 6h30

A quarta temporada de Cobra Kai finalmente trouxe de volta à franquia o vilão Terry Silver, personagem vivido por Thomas Ian Griffith em Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989) e um dos mais emblemáticos da trilogia original. O antagonista de cabelos longos foi apresentado como parceiro de John Kreese (Martin Kove) e fez da vida de Daniel LaRusso (Ralph Macchio) um inferno.

O retorno do personagem é um dos principais atrativo dos novos episódios, que têm no terceiro longa da franquia a sua principal conexão com o cânone. A presença de Silver interfere nas emoções não apenas de LaRusso, mas também de Johnny (William Zabka) e Robbie (Tanner Buchanan).

Para o público que não assistiu a Karatê Kid 3, Silver surge na vida de LaRusso como um ricaço interessado em treiná-lo para a defesa do título do torneio de caratê de All Valley --o fatídico campeonato no qual Daniel derrotou Johnny em Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984). Com a recusa de Miyagi (Pat Morina) para voltar a ser o seu treinador, o protagonista aceita o convite.

Sob o comando de Silver, Daniel se torna um jovem mais agressivo e raivoso. O protagonista acaba sendo doutrinado pelos mandamentos do dojô Cobra Kai sem saber, já que Terry era um dos cocriadores ao lado de John Kreese (Martin Kove).

Ao perceber que estava se tornando em alguém parecido com Johnny, Daniel se recusa a continuar treinando com Silver. O vilão, então, revela o seu plano e se apresenta como amigo de Kreese, que ressurge nas cinzas para se vigar do garoto e de Miyagi. Os dois fazem com que Mike Barnes (Sean Kanan), prodígio do caratê, dê uma surra em Daniel, que é salvo mais uma vez por seu antigo sensei.

Na final do torneio, Daniel vence Barnes com a ajuda de Miyagi e humilha os criadores do Cobra Kai. Com a derrota, tanto Kreese quanto Silver desaparecem. Ao contrário do primeiro, no entanto, o segundo permaneceu longe da franquia até a estreia da quarta temporada.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

John Kreese e Terry Silver em Cobra Kai

John Kreese e Terry Silver em Cobra Kai

De volta ao jogo

A volta de Terry Silver acontece quando Kreese vai em busca do antigo parceiro para cobrar uma dívida. Quando os dois lutavam lado a lado na Guerra do Vietnã, Kreese salvou a vida do amigo, que jurou ajudá-lo sempre que o vilão precisasse. Esta oportunidade surge após Daniel e Johnny se unirem para derrubar o dojô Cobra Kai.

A série, então, mostra que Silver abandonou suas raízes sombrias para se tornar um empresário de sucesso. Milionário, ele deixou para trás os seus tempos de Cobra Kai e se arrepende de suas atitudes contra Daniel e Miyagi.

Kreese, no entanto, o convence a retornar à ativa ao atiçar o parceiro com a antiga promessa. Silver estaria ligado a ele por toda a vida, e os dois juntos têm a missão de salvar o Cobra Kai e ensinar seu pensamento tóxico aos jovens do país.

O retorno do personagem é feito de maneira gradual e enriquecedora para a história da série. Em vez de ser reintroduzido de forma gratuita, Silver acrescenta drama e camadas que refletem nas jornadas de Daniel, Kreese e até mesmo Johnny, que nunca cruzou com o vilão nos filmes de Karatê Kid.

Além de auxiliar no crescimento de outros personagens, Silver também tem a sua evolução própria durante os eventos do quarto ano. Diferentemente de sua versão em Karatê Kid 3, o personagem retorna menos caricato e com personalidade ambígua, tornando-se um verdadeiro obstáculo não apenas para Daniel e Johnny, mas também para o jeito controlador de Kreese.

Se Karatê Kid 2 (1986) foi a principal fonte de ideias para o terceiro ano, o legado de Karatê Kid foi essencial para o andamento da quarta temporada. Ao tornar Terry Silver um dos pilares dos novos episódios, Cobra Kai mostrou poder de evolução e reinvenção, deixando o caminho aberto para novos dramas na já anunciada quinta temporada.

Assista ao trailer legendado da quarta temporada de Cobra Kai:

Veja também o cartaz oficial dos novos episódios:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.