Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Papéis Trocados

Bullying e zoeira: O dia em que os nerds de Big Bang Theory viraram vilões

Imagens: Reprodução/CBS

Kunal Nayyar e Simon Helberg em episódio de Big Bang Theory que mostram os nerds praticando bullying - Imagens: Reprodução/CBS

Kunal Nayyar e Simon Helberg em episódio de Big Bang Theory que mostram os nerds praticando bullying

JOÃO DA PAZ

Publicado em 30/5/2019 - 5h16

A série The Big Bang Theory chega ao fim no Brasil no próximo domingo (2). Ao longo de 12 temporadas, a comédia cravou seu lugar na história por valorizar a cultura geek. Mas mostrou que nerds também podem praticar bullying, mesmo sendo eles as grandes vítimas desse abuso camuflado de zoeira.

Em um episódio da quarta temporada, o 11º, todos os protagonistas masculinos de Big Bang Theory zombaram de Zack (Brian Thomas Smith), um cara bonitão que tinha um relacionamento ioiô com a Penny (Kaley Cuoco).

Ele estava muito longe do nível de conhecimento sobre ciência dos gênios da série, e sua burrice não foi perdoada. Sheldon (Jim Parsons) e sua trupe riram da estupidez de Zack sem cerimônias, na cara dele.

Intitulado de A Recombinação da Liga da Justiça, o episódio (que pode ser visto no Globoplay), apresentou Zack interessado em conversar com Sheldon, Leonard (Johnny Galecki), Howard (Simon Helberg) e Raj (Kunal Nayyar) sobre um documentário que ele assistiu no Discovery Channel, que falava que golfinhos podem ser mais inteligentes do que seres humanos.

O bullying contra Zack começou com Leonard, e Sheldon embarcou na "brincadeira". Após fazer várias chacotas sobre a falta de esperteza do namorado da Penny, o bonitão disparou: "Eu não entendi [as piadas]". Leonard devolveu, com uma réplica cortante: "Um golfinho entenderia". Todos riram muito de Zack, menos Penny, que entendeu muito bem o que estava acontecendo.

Ao perceber que os nerds estavam soltando indiretas e sugerindo que ele era estúpido, Zack deixou o apartamento de Sheldon e Leonard e foi para o lar de Penny, do outro lado do corredor. Antes de saírem, a loira deu uma bronca nos amigos nerds: "Para quem reclama que passou a maior parte da vida sofrendo bullying, vocês podem ser bem cruéis. Que vergonha!"

Nerds da comédia Big Bang Theory riem de Zack (Brian Thomas Smith), que observa atônito


Outra perspectiva

Toda essa sequência foi muito bem trabalhada, principalmente ao dar para Penny, por muito tempo a loira burra da série, a lacração de jogar a real para os amigos. Como acontece com quem pratica bullying, os nerds não se tocaram que estavam constrangendo Zack. Para eles, tudo não passou de uma zoeira.

Quem sentiu mais o baque foi Leonard, que perguntou para a turma: "Será que a Penny está certa, nós praticamos bullying contra o Zack?". Rápido, Howard respondeu que não, pois "ele saiu daqui sem a cueca enfiada na bunda". Raj acrescentou: "e sem um pênis desenhado na testa."

O episódio mostrou que não há uma fórmula padrão de bullying e até quem sofre com ele constantemente pode praticá-lo sem se dar conta. Achincalhar uma pessoa pelo seu baixo intelecto ou ridicularizar o outro por ser CDF cabem na mesma caixinha de atitudes a serem evitadas.

O final de Big Bang Theory vai ao ar domingo (2), na Warner, a partir das 22h.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.