Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Big Bang Theory fez história ao valorizar nerds e termina no auge da popularidade

Divulgação/CBS

Jim Parsons e Mayim Bialik na 11ª temporada de Big Bang Theory; comédia chegará ao fim em 2019 - Divulgação/CBS

Jim Parsons e Mayim Bialik na 11ª temporada de Big Bang Theory; comédia chegará ao fim em 2019

REDAÇÃO

Publicado em 22/8/2018 - 17h13

A comédia The Big Bang Theory vai chegar ao fim após a 12ª temporada, que estreia no mês que vem. A série ficará marcada na história por valorizar nerds e geeks, ao mostrá-los como protagonistas envolvidos com estudos e trabalhos, além de narrar histórias amorosas, fugindo da imagem de CDF seboso e insociável, pintada principalmente pelo cinema.

O anúncio do final da atração vem três meses após o fim da temporada 2017-2018, em que foi o programa mais visto de toda a TV norte-americana. Pela primeira vez, ficou à frente dos populares jogos da NFL (a liga profissional de futebol americano), com média de 18,634 milhões de telespectadores por episódio.

Contudo, mesmo os fãs mais ensandecidos admitem que The Big Bang Theory durou mais do que devia. Muitos apontavam como fim ideal a décima temporada, em meados de 2017, mas a trama ganhou uma sobrevida com a história do casamento entre Sheldon Cooper (Jim Parsons) e Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik).

Na época, os salários dos principais atores estavam para vencer. Um acordo foi fechado com o quinteto que lidera a comédia (Parsons, Johnny Galecki, Kaley Cuoco, Simon Helberg e Kunal Nayyar). Eles aceitaram um corte de salário, no valor de US$ 100 mil (R$ 407 mil) para permitir a renovação da série para mais duas temporadas.

Conteúdo x audiência
Nos últimos anos, o grande problema de The Big Bang Theory foi com o conteúdo. Já na décima temporada, não havia mais o que apresentar. O casamento de Sheldon e Amy logo se tornou um fogo de palha.

De acordo com o próprio showrunner da série, Steve Holland, o casório seria o ponto final. "Certamente, houve um período em que nós [roteiristas e produtores] achávamos que a união de Sheldon e Amy encerraria a trama", confessou Holland ao site da revista The Hollywood Reporter.

Seu pensamento era finalizar a série o quanto antes. Por outro lado, a rede CBS queria mais Big Bang, ainda mais depois de a atração ter conseguido o feito inédito na briga por audiência na temporada passada.

Holland e a diretoria da CBS entraram em colisão. Na ponta criativa, o showrunner não escondia que 2019 seria o fim da série. "Até que me digam o contrário, sim", falou em entrevista para o TV Line, em maio.

Nove dias depois dessa declaração, e com os dados da audiência recorde em mãos, Thom Sherman, vice-presidente de programação da rede líder nos Estados Unidos, disse que queria extrair o máximo da comédia. "Espero que tenhamos pelo menos, mais dois anos", falou.

12 anos no ar
Em 2019, The Big Bang Theory completará 12 anos no ar. A série inovou ao mostrar no horário nobre histórias do mundo da ciência e tecnologia, trazendo para os episódios renomados profissionais desse meio (de Stephen Hawking a Neil deGrasse Tyson).

A série conseguiu 52 indicações ao Emmy, embora nunca tenha vencido como melhor comédia. No total, ganhou dez estatuetas _só Jim Parsons ficou com quatro. Sheldon Cooper, personagem de Parsons, virou referência no mundo nerd e ícone da cultura pop, pelas suas camisetas de heróis e pelo bordão "Bazinga".

O último episódio será o de número 279, e The Big Bang Theory se tornará a sitcom mais longeva da TV americana.

A comédia produziu um filhote, chamado Young Sheldon, que também é um fenômeno de audiência. Em seu ano de estreia, terminou como a quinta mais vista. A trama que acompanha a vida de Sheldon na infância terá uma segunda temporada. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.