Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO STARZPLAY

Baseada em filme cult, Blindspotting coloca mulheres no centro de narrativa rimada

DIVULGAÇÃO/STARZPLAY

Ashley (Jasmine Cephas Jones) e Miles (Rafael Casal) no lado direito olhando um para o outro sendo observados por um policial no lado esquerdo

Ashley (Jasmine Cephas Jones) e Miles (Rafael Casal) em cena em que ele é preso na véspera do Ano-Novo

LUÍS FELIPE SOARES

luis@noticiasdatv.com

Publicado em 8/6/2021 - 6h55

O filme Ponto Cego (2018) apresentou a jornada do ex-presidiário Collin (Daveed Diggs) e do seu melhor amigo, Miles (Rafael Casal), nos seus últimos dias de liberdade condicional. A história dos parceiros de infância é expandida em Blindspotting, série derivada feita pelo Starzplay que se passa seis meses depois dos acontecimentos mostrados no longa e coloca mulheres no centro das atenções, em uma narrativa repleta de rimas.

A atração tem como foco Ashley (Jasmine Cephas Jones), cujo cotidiano entra em colapso quando o namorado, Miles, é preso na véspera do Ano-Novo e a deixa com o filho pequeno. Ela é forçada a morar com a mãe do marido (interpretada pela vencedora do Oscar Helen Hunt) e com a meia-irmã dele. Há uma dose de comédia na trama.

"O filme mostra a amizade dos rapazes, com tudo contado de suas perspectivas masculinas e como eles navegam no mundo, principalmente por terem cores de pele diferente. Ashley era mais uma parceira coadjuvante de Miles. Na série, temos a visão dela sobre o mundo, com Miles sendo tirado de cena. Agora, ela precisa navegar nessa nova realidade que é mais conectada com Miles e ligada a um passado que pensou que tinha ficado para trás", analisa Jasmine em entrevista ao Notícias da TV.

Ganhadora do Emmy de melhor atriz de comédia ou drama de curta-metragem em 2020 por #FreeRayshawn, a artista revela que foi pega de surpresa quando lhe disseram que haveria uma série para continuar a trama do filme. Ela recebeu uma ligação de Diggs e Casal, responsáveis pelo roteiro do longa-metragem, sobre como a história original já tinha sido contada de maneira completa e que queriam ver mais de sua personagem na tela.

"Na verdade, ela e Miles cresceram juntos, e nós expandimos isso no programa. Ela tinha um pai que morreu e outro abusador. Acho que, antes, ela era tão louca quanto o Miles. Assim que tem o filho, decide realmente crescer e tomar as responsabilidades de sua vida", explica. "Eu não fazia ideia, quando gravei o filme, que um dia estaria aqui falando de uma série", emenda.

Segundo Casal, ele e Diggs riram na cara dos produtores quando surgiu a ideia de uma série. Os executivos acreditaram no potencial do universo urbano que tinham visto no cinema e atenderam a todos os pedidos feitos pela dupla.

Se fosse para continuar nesse mundo do filme, que fosse focado na personagem de Jasmine, que tivesse cenas de danças, que tivesse as rimas, que tivesse mais orçamento, que pudéssemos contratar os roteiristas que quiséssemos. Propusemos tudo isso pensando que eles negariam, mas concordaram. Então fomos com tudo para fazer o piloto [episódio inicial utilizado para testar a reação do público]

Um dos diferenciais de Ponto Cego foi colocar no meio da trama momentos de rap. São cenas que marcam momentos importantes. Esse elemento de musical tem força em Blindspotting, com algumas coreografias especiais, mas nada juvenil ou algo parecido com um flash mob (grupo de pessoas que se reúne para uma apresentação repentina).

A protagonista diz que as danças estão entre as lembranças mais divertidas e que ficou feliz por não ter participado de muitas delas. Ela confessa que gostou de brincar com o texto rimado, principalmente por ser utilizado de modo a acrescentar à dramaturgia e aproximar a série do público de maneira diferente. Jasmine tem experiência no gênero por ter participado do elenco do musical Hamilton, um fenômeno da Broadway.

Há essas cenas de sonhos que são contadas em versos. Decidimos manter o estilo, mas fazer com que a Ashley use essa ferramenta de maneira a quebrar a quarta parede e se conectar diretamente com o público de uma maneira mais profunda. A parte mais desafiadora foi aprender os versos. Não sou uma rapper e não queria que fosse uma performance em que, de repente, eu faço rap. Começamos a perceber que devíamos tratar quase como um monólogo shakespeariano. Nesses momentos, Ashley é tão honesta e verdadeira porque está sendo ela mesma em uma hora em que está sozinha. Ali você realmente percebe onde ela está no episódio.

Já a participação de Helen Hunt como Rainey, mãe de Miles e sogra de Ashley, surgiu após um comentário da veterana sobre Ponto Cego. Casal lembra que viu que a veterana atriz havia postado no Twitter elogios sobre o filme no mesmo momento em que assistia a Twister (1996), protagonizado pela nova amiga. "Foi algo muito sincronizado", comenta ele.

DIVULGAÇÃO/STARZPLAY

Helen Hunt vive Rainey, sogra de Ashley

Casal conta que a ganhadora do Oscar releu o roteiro várias vezes e retornou com diversos questionamentos que ele jamais tinha imaginado sobre a personagem. "Quando ela aparecia no estúdio, elevava o jogo de todo mundo", elogia. "Helen Hunt é uma lenda. É uma aula poder estar com ela em cena, além de dividir a energia amorosa e materna que ela tem. Ela quer tirar o melhor de todos e acredita em nós", explica Jasmine.

As gravações ocorreram entre novembro de 2020 e março deste ano. Casal brinca que a experiência em meio à pandemia da Covid-19 valeu como lição. "Foi horroroso, terrível. O engraçado é que eu não sei como é fazer uma série sem estar em uma pandemia. Vou me gabar para o resto da vida por ter feito isso. É um pesadelo com tantos detalhes e preocupações, mas acho também que foi um teste para mostrar o quanto amamos contar histórias na tela", afirma.

A primeira temporada de Blindspotting conta com oito episódios, cada um com duração média de 40 minutos. Todo o material será disponibilizado de uma só vez no Starzplay neste domingo (13). Confira o trailer:

TUDO SOBRE

Emmy

Lionsgate+


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.