CONSCIENTIZAÇÃO
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Cena impactante de Seaspiracy: Mar Vermelho; documentário da Netflix mostra consequências da pesca
Apesar de o Dia do Oceano ser comemorado nesta terça (8), não há motivos para celebrar o estado atual dos mares e de seus animais. A pesca cada vez mais devasta a natureza. E, apesar de ser um assunto essencial para a sociedade, o tópico ainda é pouco discutido. A Netflix, porém, ajuda a expor o problema por meio de documentários em seu catálogo.
As produções explicam os efeitos e as consequências negativas da pesca, da poluição e do excesso de lixo. Como exposto em Seaspiracy: Mar Vermelho (2021), um levantamento da Universidade de Stanford apontou que mais de 150 milhões de toneladas de plástico estão flutuando nos oceanos.
Os problemas não param por aí. No mesmo documentário, um crime obscuro é evidenciado: a escravidão. O filme consegue captar o depoimento de um homem que foi forçado a trabalhar durante anos em um navio.
A produção traça um paralelo entre o número de soldados americanos mortos no Iraque e o de trabalhadores em navios de pesca nos últimos cinco anos; a diferença é assustadora --foram 4,5 mil combatentes norte-americanos contra 360 mil homens e mulheres que trabalham em alto-mar.
Um dos dados mais preocupantes e controversos levantados por Seaspiracy foi revelado pela bióloga marinha Sylvia Earle. Segundo a doutora, com o aumento da população e o atual consumo de peixe, os oceanos vão estar vazios até 2048.
Para marcar o Dia do Oceano e com foco na conscientização, o Notícias da TV apresenta os principais documentários sobre os mares disponíveis na Netflix:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.