Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONSCIENTIZAÇÃO

Dia do Oceano: Documentários da Netflix escancaram a devastação nos mares

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Navio de pesca ergue tubarões mortos em cena de Seaspiracy: Mar Vermelho

Cena impactante de Seaspiracy: Mar Vermelho; documentário da Netflix mostra consequências da pesca

Apesar de o Dia do Oceano ser comemorado nesta terça (8), não há motivos para celebrar o estado atual dos mares e de seus animais. A pesca cada vez mais devasta a natureza. E, apesar de ser um assunto essencial para a sociedade, o tópico ainda é pouco discutido. A Netflix, porém, ajuda a expor o problema por meio de documentários em seu catálogo.

As produções explicam os efeitos e as consequências negativas da pesca, da poluição e do excesso de lixo. Como exposto em Seaspiracy: Mar Vermelho (2021), um levantamento da Universidade de Stanford apontou que mais de 150 milhões de toneladas de plástico estão flutuando nos oceanos.

Os problemas não param por aí. No mesmo documentário, um crime obscuro é evidenciado: a escravidão. O filme consegue captar o depoimento de um homem que foi forçado a trabalhar durante anos em um navio.

A produção traça um paralelo entre o número de soldados americanos mortos no Iraque e o de trabalhadores em navios de pesca nos últimos cinco anos; a diferença é assustadora --foram 4,5 mil combatentes norte-americanos contra 360 mil homens e mulheres que trabalham em alto-mar.

Um dos dados mais preocupantes e controversos levantados por Seaspiracy foi revelado pela bióloga marinha Sylvia Earle. Segundo a doutora, com o aumento da população e o atual consumo de peixe, os oceanos vão estar vazios até 2048.

Para marcar o Dia do Oceano e com foco na conscientização, o Notícias da TV apresenta os principais documentários sobre os mares disponíveis na Netflix:

  • Mission Blue: Neste documentário de 2014, a bióloga e oceanógrafa Sylvia Earle faz uma intensa campanha para salvar os oceanos de diversas ameaças, entre elas os resíduos tóxicos e a pesca abusiva.
  • Em Busca de Corais: Mergulhadores, fotógrafos e cientistas se unem por uma única causa: expor as profundezas dos oceanos. Neste documentário lançado em 2017, o grupo embarca em uma jornada para mostrar o desaparecimento dos recifes de coral.
  • Seaspiracy: Mar Vermelho: O diretor Ali Tabrizi sempre foi apaixonado pela vida nos oceanos. Ele decide documentar os danos causados pelo ser humano às espécies marinhas. Mas ele descobre um problema maior ainda, ligado a uma rede de corrupção global.
  • Nosso Planeta: A única minissérie da lista apresenta imagens nunca antes vistas das belezas naturais da Terra. A produção de 2019 revela que 90% das criaturas marinhas vivem na região costeira e que cabe aos humanos cuidar desses habitats.
  • Oceanos de Plástico: Lançado em 2016, a única produção não-original da Netflix da lista mostra as consequências da poluição ambiental nos oceanos que estão repletos de plástico.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.