Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Pico da Neblina

Ator aprende a bolar baseado para viver traficante 'do bem' em nova série da HBO

Divulgação/HBO

O ator Luis Navarro interpreta o traficante Biriba em Pico da Neblina, nova série nacional da HBO - Divulgação/HBO

O ator Luis Navarro interpreta o traficante Biriba em Pico da Neblina, nova série nacional da HBO

FERNANDA LOPES

Publicado em 31/7/2019 - 5h03

O ator Luis Navarro não tinha nem noção de como enrolar um baseado quando foi contratado para interpretar o maior traficante de São Paulo na série Pico da Neblina, que estreia neste domingo (4) na HBO. Ele vive Biriba, um rapaz que não se considera bandido, mas faz sucesso vendendo maconha. Para entrar no clima, o ator aprendeu tudo sobre a droga e se inspirou em pessoas que conheceu na periferia da capital paulista.

Natural de Itaquera, zona leste de São Paulo, Navarro foi escolhido para viver Biriba justamente por suas origens e não ter uma cara tão conhecida. A ideia é que o público se identifique com o jeito de se portar e de falar de um jovem da periferia.

O ator, que foi morar no Rio de Janeiro em busca de sucesso na carreira, teve de resgatar as gírias e sotaques de São Paulo --além de aprender tudo sobre maconha.

"Não sabia nem bolar um baseado e do nada caiu na minha vida esse papel. Voltei pra São Paulo e comecei a conversar com as pessoas. Eu me aproximei muito do meu sobrinho, que tem 17 anos, pra pegar gírias, jeito de andar. E comecei o questionamento de como bolar um baseado, vi que tem vários jeitos. O do Biriba é um cone, que é algo que a periferia não conhece. Ele é um cara mais cult, vive entre esses dois mundos, a periferia e a alta sociedade", explica Navarro.

Pico da Neblina se passa em uma realidade fictícia em que o uso recreativo de maconha é legalizado no Brasil. Biriba é traficante, e com a mudança na lei abre uma loja de maconha. Desde o início, ele afirma que não é bandido e que não quer "carreira" como criminoso, mas continua transitando pelo mundo do tráfico.

O ator acredita que a série não é panfletária sobre uso de maconha, e que pessoas com diferentes opiniões sobre a legalização poderão curtir a trama, que envolve também dramas familiares e um alívio cômico no papel de Vini (Daniel Furlan, do Choque de Cultura), amigo e sócio de Biriba. 

Antes de virar protagonista da série da HBO, Navarro fez novelas na Globo, como Boogie Oogie (2014) e Pega Pega (2017). Ele é casado com a bailarina do Domingão do Faustão Ivi Pizzott, com quem tem uma filha.

O ator conta que também estudou muito o mercado de maconha no mundo e se diz a favor da legalização da droga no Brasil. "Mas sou contra menor de idade fumar", ressalta. Pico da Neblina terá dez episódios na primeira temporada e irá ao ar todos os domingos, às 21h.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.