Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO PRIME VIDEO

Após traficante da Netflix, Seu Jorge vive pai em busca de perdão da filha trans

REPRODUÇÃO/PRIME VIDEO

Seu Jorge chorando em cena de Manhãs de Setembro

Em Manhãs de Setembro, Seu Jorge busca redenção e tenta conquistar o perdão da filha trans

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 17/9/2022 - 6h40

A participação de Seu Jorge é um dos destaques da segunda temporada de Manhãs de Setembro. Após interpretar o traficante Edson em Irmandade, série produzida pela Netflix, o ator migrou para o Prime Video na pele de Lourenço. Seu personagem se depara com um dilema familiar ao se reencontrar com a filha trans, Cassandra (Liniker). Enquanto busca o perdão da primogênita, o mecânico se esforça para se libertar de preconceitos e conflitos do passado.

A trama da segunda temporada é uma continuação direta dos eventos transmitidos na anterior, lançada em 2021. Após viajarem ao Paraná para que o filho, Gersinho (Gustavo Coelho), participasse de um torneio de matemática, Cassandra e Leide (Karine Teles) retornam para São Paulo. A 410 km do destino final, uma falha no motor do carro faz com que Leide contate Lourenço pelos seus serviços.

Lourenço não encontrava Cassandra havia dez anos, quando ela decidiu se mudar para São Paulo em busca da independência. Ao se deparar com o neto, o mecânico inicia uma luta pela redenção. "Lourenço busca essa aproximação, depois de tantos anos sem vê-la. A descoberta da transformação da vida dela, a chegada do neto e tudo mais", diz Seu Jorge na entrevista coletiva na qual o Notícias da TV participou.

O desconforto entre pai e filha é nítido. As lembranças da mãe que abandonou a família nos primeiros anos de Cassandra e a insistência de Lourenço em chamar a herdeira por seu nome morto --o nome de uma pessoa trans antes de realizar a transição-- atrapalham as tentativas de aproximação entre os dois.

Seu Jorge conta que precisou do apoio de Liniker para compreender as vivências de uma pessoa trans e, assim, desenvolver Lourenço. "A coisa mais bonita que me aconteceu foi o quanto eu pude aprender com ela. Em muitos momentos durante a série, Liniker me corrigiu em questões de tratamento", revela.

Para eu fazer minha preparação, eu assisti à palestra de um homem trans, que explicou como eu deveria perceber esse mundo. Essa palestra me situou bastante da realidade atual e da necessidade de lutar por essa causa, por essa bandeira. Digo com tranquilidade que essa bandeira é minha também.

O artista afirma que também precisou encarar questões raciais para desenvolver seu personagem. Natural de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Seu Jorge avaliou algumas diferenças regionais. "Construir o Lourenço era entender um homem afastado da grande metrópole, morando no interior do Paraná como um homem negro", pontua. "O Paraná não é marginalizado como o Rio de Janeiro, como São Paulo".

"Eu queria construir um cara que não sabia e não esperava nada. Ele carrega uma tristeza por não ter conseguido ser o pai e o marido que ele queria. Tem dificuldade de entender as mudanças rápidas no mundo", continua. "Ele tem muito amor e começa a mostrar esse amor para esse neto, que o conecta com sua filha. Ele passa a romper seus preconceitos para se aproximar de Cassandra".

Manhãs de Setembro

A série, disponível no Prime Video, gira ao redor da vida de Cassandra. A personagem de Liniker é uma motogirl que, em paralelo, apresenta covers da cantora Vanusa (1947-2020) em uma boate. Sua vida muda completamente quando descobre que teve um filho no passado, antes de sua readequação de gênero.

O drama de sucesso segue ao acompanhar o cotidiano da motogirl que, enquanto se acostuma com a ideia de ser mãe, lida com desafios financeiros e familiares que colocam em risco suas conquistas.

Por desafiar os moldes tradicionais da família brasileira, Seu Jorge recomenda a produção para o público mais conservador. "Todo homofóbico tem que ver essa série. Acho que eles têm que ver porque a unidade família é tão forte, o tema da nova família, família que, para a cabeça de muitos caretas, é improvável. Ela está ali inteira", justifica.

Além de Seu Jorge, a segunda temporada adiciona nomes como Samantha Schmütz, Mart'nália e Ney Matogrosso ao elenco. Com estreia prevista para a próxima sexta (23), assista ao trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.