Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESGASTADO NA GLOBO

The Voice Kids com Fátima Bernardes perde público e é fracasso comercial

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fátima Bernardes no The Voice Kids

Fátima Bernardes no The Voice Kids 8: programa da Globo vai mal no Ibope e é fracasso comercial

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 21/5/2023 - 9h00

No ar desde o início de abril, a oitava temporada do The Voice Kids tem decepcionado a Globo. Mesmo com mudanças no júri e a chegada de Fátima Bernardes para sua apresentação, o programa musical deixou de ser um bom negócio --tanto na audiência quanto na parte comercial. O desgaste do formato passou a ser mais evidente neste ano.

Segundo dados de audiência obtidos pelo Notícias da TV, o The Voice Kids 8 tem média de 9,6 pontos na Grande São Paulo. É a mais baixa da história da atração, produzida desde 2016. Em relação a 2022, quando ainda era comandada por Márcio Garcia, a queda foi de mais de dois pontos.

No ano passado, o The Voice Kids marcou 11,8 pontos com 12 episódios exibidos. Ou seja, neste ano, os índices caíram 18,6% --praticamente dois em cada dez telespectadores deixaram de assistir à competição infantil. Na atual temporada, sete programas já foram mostrados --a edição terminará em julho.

A Globo também esperava que Fátima Bernardes ajudasse o programa comercialmente. Não foi o que aconteceu. Se, no ano passado, a atração tinha dois patrocinadores, neste apenas um contrato publicitário foi fechado. A marca de sucos Tang é a cotista. Ela já patrocina o programa desde 2021.

Para tentar dar um gás na atração, o programa encerrou uma tradição e não teve nenhum representante do sertanejo no time de jurados. Maiara, Maraisa e Michel Teló saíram da atração para dar lugar a Iza e Mumuzinho. Carlinhos Brown segue no elenco desde o início. 

Mas nem a mudança de cadeiras parece dar jeito. Nos bastidores, está claro que o formato do The Voice enfrenta um desgaste gigantesco. Desde que estreou no Brasil, em 2012, o The Voice teve 21 edições. Além das 11 temporadas tradicionais, foram mais oito do The Voice Kids e outras duas do The Voice+.

O medo da Globo é que isso agrave o problema das tardes de domingo. Em 2022, o The Voice Kids foi a única atração da faixa das 14h30 que deu certo, acima de The Voice+ (10,7 pontos), Pipoca da Ivete (9,8 pontos) e Família Paraíso (10,4 pontos).

Para o segundo semestre, novos projetos estão em avaliação e podem estrear após a nova fase do programa de Ivete Sangalo. Um deles é com Márcio Garcia, ex-apresentador da franquia. Tadeu Schmidt também é cotado para a faixa com uma segunda atração além do BBB. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.