Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CÓPIA?

Record acusa Globo de plágio em comercial do The Voice Kids; compare vídeos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Chamada do The Voice Kids

Chamada do The Voice Kids, da Globo: Record enxerga plágio em peça publicitária e se revolta com concorrente

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 30/3/2023 - 6h35

A Record acusa a Globo de cometer plágio na chamada de lançamento da nova temporada do The Voice Kids. A líder de audiência decidiu fazer uma peça em um supermercado com crianças cantoras. A emissora de Edir Macedo alega que um conceito similar tinha sido usado em 2014, em campanha da novela Vitória. É a segunda acusação em três meses.

Na chamada da Globo, uma menina conversa com uma senhora em um supermercado quando, de repente, chama outras crianças para cantarem o sucesso Fico Assim Sem Você, da dupla Claudinho (1975-2022) e Buchecha. Aos poucos, famílias inteiras se juntam na interpretação da canção. Ao final, a data de estreia do programa é anunciada.

No caso da Record, existem duas diferenças primordiais: em vez de crianças no supermercado, são os vendedores de uma livraria que começam a cantar Tente Outra Vez, de Raul Seixas (1945-1989) --tema de abertura de Vitória. Os clientes do local se surpreendem, mas se unem à cantoria.

Globo e Record usaram o conceito de flash mob, que nada mais é do que um grupo de pessoas que se reúne repentina e instantaneamente em ambiente público para realizar uma apresentação durante um curto período de tempo e rapidamente se dispersa do ambiente como se nada tivesse acontecido. Elas são bastante populares na internet desde a década de 2000.

Ao Notícias da TV, a Record confirmou que viu plágio na chamada do The Voice Kids e que ficou incomodada ao assistir ao comercial nos intervalos da programação da sua concorrente. A emissora ainda estuda o que fazer. Procurada por e-mail e telefone durante toda a quarta-feira (29), a Globo não se pronunciou até o fechamento deste texto.

É o segundo caso em que a Record acusa a Globo de se inspirar em suas chamadas em três meses. Em dezembro, o primeiro teaser do BBB 23 foi acusado pela Record de ter sido uma cópia da chamada de promoção do reality A Casa (2017), apresentado por Marcos Mion. A situação não teve maiores repercussões. 

Compare as chamadas do The Voice Kids e da novela Vitória: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.