Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

REALITY DE RAP

Nova Cena dá lição no Estrela da Casa e coloca música e talento como protagonistas

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Djonga, Filipe Ret, Tasha e Tracie posam para foto do reality Nova Cena

Djonga, Filipe Ret, Tasha e Tracie são jurados de Nova Cena; reality estreia nesta terça (12)

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 12/11/2024 - 8h00

Primeiro reality show musical nacional da Netflix, Nova Cena estreia nesta terça (12) com a missão de revelar uma nova voz do rap e trap. Diferentemente do Estrela da Casa, formato original da Globo, a competição no streaming foca em desenvolver o talento dos participantes e coloca a música e a performance no palco como fatores mais importantes para avançar nas etapas.

O reality criado por J.B de Oliveira, o Boninho, recebeu muitas críticas por realizar provas de sorte e até de resistência --sem qualquer relação com o talento musical dos confinados. Além disso, com a votação popular, nem sempre o vencedor era aquele com mais competência, mas quem conseguia angariar mais fã-clubes para sobreviver ao "paredão".

Já o Nova Cena deixa claro desde as seletivas que o propósito do programa é buscar alguém que saiba ser artista para valer. Os cantores Djonga, Filipe Ret e as irmãs Tasha e Tracie comandam as audições em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), respectivamente.

Enquanto os 18 participantes enfrentam a primeira peneira, suas histórias também são contadas ao público. É com esse recurso, aliás, que o reality consegue atrair a atenção até de quem nem é tão fã do estilo musical.

O programa usa um olhar mais documental para retratar como o rap mudou a vida da maioria dos candidatos, seja evitando que eles sucumbissem ao tráfico tão presente em seus locais de origem, virando uma forma de sustento e até de sonhar com um futuro melhor.

Com a ajuda de outros artistas de destaque, como Karol Conká e Marcelo D2, os jurados valorizam a autenticidade musical dos participantes e ficam atentos aos diferenciais na hora de escolher quatro pessoas por cidade.

A diversidade do elenco também é primordial na hora das seletivas, incluindo entre os participantes alguém trans não-binária, um rapaz gago e muitas mulheres --que, inclusive, surpreenderam Filipe Ret com a garra muito maior do que alguns homens.

Depois da etapa inicial, os selecionados precisam provar suas habilidades em batalhas eletrizantes de MCs, fazer feats com artistas conhecidos do cenário do trap e também compor um single original. Todas as fases são apresentadas num galpão com plateia, apresentador e DJ --tornando a competição ainda mais acirrada.

O interessante é que para conquistar os jurados não basta ter a melhor voz, pois também são levados em consideração a postura de cada um na hora das apresentações, a criatividade nas rimas, os recursos usados e até a dicção ao cantar rapidamente os versos.

Nova Cena é a versão brasileira do formato Rhythm & Flow. O vencedor leva o prêmio de R$ 500 mil e ainda consegue uma participação na quinta temporada da série Sintonia.

Os quatro primeiros episódios do reality musical já estão disponíveis na Netflix. A segunda parte, com os dois episódios finais, estreia em 19 de novembro. Assista ao trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.