Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FAKE NEWS

Casa dos Artistas de volta ao SBT? Entenda por que retorno é impossível

REPRODUÇÃO/SBT

Silvio Santos no estúdio da Casa dos Artistas, com um terno azul, gravata dourada e sorriso tradicional segurando um jornal que fala da aceitação da Casa dos Artistas em 2001

Silvio Santos na Casa dos Artistas (2001-2004); reality de sucesso do SBT não pode voltar ao ar

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/10/2021 - 14h21

As redes sociais ficaram em polvorosa neste sábado (2) por causa de um post de uma afiliada do SBT que confirmava a volta da Casa dos Artistas (2001-2004), um dos realities mais célebres da história da TV brasileira.Mas, por questões jurídicas, o fato é impossível. A própria emissora negou a informação de um retorno em 2022.

Segundo a publicação feita na sexta (1º) pela TV Ponta Negra, parceira do SBT no Rio Grande do Norte, a rede estaria preparando o retorno do programa para o ano que vem. A informação teria sido confirmada por Daniel Abravanel, que esteve em Natal na última quarta-feira (29) para um evento do grupo dono da TV local, e também pela emissora de Silvio Santos.

No entanto, consultada pelo Notícias da TV, a Comunicação do SBT desmentiu qualquer projeto de retorno do programa que tem o posto de maior audiência da história da rede. "Não confirmamos nada. A Casa dos Artistas não irá voltar", reforçou. A TV Ponta Negra apagou a publicação de seu Instagram após a repercussão no Twitter.

Juridicamente, o SBT também nem pode voltar com a atração. A Globo e a produtora Endemol processaram a rede nos anos 2000 por considerarem a Casa dos Artistas um plágio do Big Brother, formato que havia sido comprado pela líder de audiência meses antes e que o SBT chegou a ficar bem perto de adquirir.

Após uma longa batalha, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deu ganho de causa para a Globo e Endemol em 2015 e reconheceu que houve cópia do formato do Big Brother na Casa dos Artistas. O valor da ação girou em torno de R$ 18 milhões na ocasião. Após o entendimento jurídico, houve um acerto entre todas as partes.

Recentemente, o SBT fez a renovação da marca Casa dos Artistas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), o que deu margem para especulações sobre o retorno. Esse tipo de processo, no entanto, é normal para nomes de programas.

A Globo, por exemplo, renovou marcas atreladas a Faustão, mesmo com a saída do apresentador definida para a Band.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.