FAKE NEWS
REPRODUÇÃO/SBT
Silvio Santos na Casa dos Artistas (2001-2004); reality de sucesso do SBT não pode voltar ao ar
As redes sociais ficaram em polvorosa neste sábado (2) por causa de um post de uma afiliada do SBT que confirmava a volta da Casa dos Artistas (2001-2004), um dos realities mais célebres da história da TV brasileira.Mas, por questões jurídicas, o fato é impossível. A própria emissora negou a informação de um retorno em 2022.
Segundo a publicação feita na sexta (1º) pela TV Ponta Negra, parceira do SBT no Rio Grande do Norte, a rede estaria preparando o retorno do programa para o ano que vem. A informação teria sido confirmada por Daniel Abravanel, que esteve em Natal na última quarta-feira (29) para um evento do grupo dono da TV local, e também pela emissora de Silvio Santos.
No entanto, consultada pelo Notícias da TV, a Comunicação do SBT desmentiu qualquer projeto de retorno do programa que tem o posto de maior audiência da história da rede. "Não confirmamos nada. A Casa dos Artistas não irá voltar", reforçou. A TV Ponta Negra apagou a publicação de seu Instagram após a repercussão no Twitter.
Juridicamente, o SBT também nem pode voltar com a atração. A Globo e a produtora Endemol processaram a rede nos anos 2000 por considerarem a Casa dos Artistas um plágio do Big Brother, formato que havia sido comprado pela líder de audiência meses antes e que o SBT chegou a ficar bem perto de adquirir.
Após uma longa batalha, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deu ganho de causa para a Globo e Endemol em 2015 e reconheceu que houve cópia do formato do Big Brother na Casa dos Artistas. O valor da ação girou em torno de R$ 18 milhões na ocasião. Após o entendimento jurídico, houve um acerto entre todas as partes.
Recentemente, o SBT fez a renovação da marca Casa dos Artistas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), o que deu margem para especulações sobre o retorno. Esse tipo de processo, no entanto, é normal para nomes de programas.
A Globo, por exemplo, renovou marcas atreladas a Faustão, mesmo com a saída do apresentador definida para a Band.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.