Análise | Teledramaturgia
Fotos: Zé Paulo Cardeal/TV Globo
Grazi Massafera em cena de Verdades Secretas; atriz se destaca com uma vilã que se afunda nas drogas
RAPHAEL SCIRE
Publicado em 13/6/2015 - 6h06
Se Babilônia peca ao ceder à pressão conservadora e mudar os rumos de seus personagens para agradar a uma pequena parcela do público, Verdades Secretas, a nova novela das onze da Globo, parece seguir na contramão. A estreia da semana apresentou uma trama pesada, com temas espinhosos, como o uso de drogas e a prostituição de luxo por trás do glamour do mundo da moda.
Claro, diferentemente da novela das nove, o autor Walcyr Carrasco foi mais comedido, e a apresentação desse submundo está sendo feita aos poucos, uma maneira mastigada de fazer o público "comprar a história" que ele quer contar. Além disso, teve a sorte de encontrar uma protagonista carismática, Camila Queiroz. Apesar de ser estreante na televisão, a atriz foi bem preparada e segurou a onda do papel.
Verdades Secretas conta a história de Arlete/Angel (Camila Queiroz), uma jovem do interior que se muda para São Paulo com o sonho de ser modelo e ajudar a mãe Carolina (Drica Moraes) e a avó Hilda (Ana Lúcia Torre). Sua beleza logo chama a atenção de Fanny (Marieta Severo), dona de uma agência de modelos que não pensa duas vezes antes de oferecer aos seus clientes o chamado “book rosa”, um catálogo de meninas que se prostituem.
Arlete, nos próximos capítulos, conquistará o coração de Alex (Rodrigo Lombardi), um rico empresário que fará de tudo para se aproximar da garota, a ponto de se casar com Carolina para mantê-la por perto.
Logo na primeira semana, o destaque maior é para Grazi Massafera, no papel da modelo Larissa, que será viciada em drogas. A atriz está madura e surpreende em cena com um tipo distante de suas mocinhas insossas de até então. O mesmo não pode ser dito de Alessandra Ambrósio, que se arrisca (e fracassa) como atriz. Na pele de Samia, a namorada de Alex, a modelo deu um show de vergonha alheia. Melhor continuar nas passarelas.
Alessandra Ambrósio em festa da novela; modelo foi mal em cena com Rodrigo Lombardi
Marieta Severo e Eva Wilma (Fábia) são duas grandes joias do elenco. Após passar 14 anos interpretando a dona de casa Nenê, em A Grande Família, Marieta volta às novelas com tudo no papel de vilã que em nada lembra sua personagem anterior. Já Eva Wilma tem a chance de mostrar seu excelente lado cômico como a aposentada decadente, viciada nos prazeres da vida.
Mas a maledicência quase infantil de Fanny, com frases de efeito e apelidos pejorativos aos seus subordinados _a exemplo de Llibélula, como ela chama Visky (Ranier Cadete)_ lembra um pouco as tiradas de Felix (Mateus Solano), o vilão bonzinho de Amor à Vida (2013), também de Walcyr Carrasco. Ainda sobre Visky, o personagem é histriônico e destoa do restante do elenco. Sua primeira cena foi um grito afetadíssimo quase ensurdecedor para o horário.
Sem economia de sexo, o folhetim exacerba a libido em cena, mas o texto de Verdades Secretas transita entre o drama pesado e a comédia escandalosa, tipicamente de Carrasco. Os diálogos não guardam sutilezas e beiram a vulgaridade. Apesar dessa irregularidade, a trama flui (exceção feita às cenas de festas, semelhantes a clipes musicais e que pouco acrescentam à história).
O maior mérito de Verdades Secretas, pelo menos na primeira semana, foi da direção primorosa de Mauro Mendonça Filho. Produção caprichada, com cenários bem cuidados e iluminados, planos menos esquemáticos do padrão industrial das telenovelas e fotografia interessante. A acompanhar os próximos capítulos.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.