Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EDU PORTO

Vilão em Gênesis, ator leva 'brincadeira de criança' a sério e lucra com competições

REPRODUÇÃO/RECORD

Edu Porto em cena como Beno em Gênesis

Edu Porto em cena como Beno em Gênesis; ator é campeão em torneio de pipa

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 2/8/2021 - 6h30

Intérprete de Beno em Gênesis, Edu Porto também tem um lazer curioso em sua vida real. Na Record, ele encarnou um vilão adepto dos jogos de dados --o que não era aceito com bons olhos na antiguidade. Fora da televisão, o artista se aventura em algo igualmente curioso, mas, claro, bem-visto por todos. Ele é campeão profissional de pipa e defende o passatempo. "É um dos esportes mais praticados no Brasil", afirma.

O ator de 36 anos transformou a brincadeira de criança em coisa séria. Ele não somente pratica, mas participa de competições e tem lucrado com os prêmios. "Já ganhei muitos [torneios]. Hoje [as pipas] precisam estar em prática para que num futuro sejam patrocinadas. Tem campeonatos no Chile, na França e no Afeganistão", ressalta para o Notícias da TV.

Para Porto, empinar pipa não é somente um esporte. É sinônimo de terapia desde sua infância. Ele defende, inclusive, a construção de pipódromos para amantes da modalidade praticarem seu desempenho com segurança -- longe dos fios da rede elétrica, por exemplo.

Para o atleta, a atividade é uma ótima maneira de estimular a relação humana, pois, ao contrário do que parece, não é um esporte solitário. Segundo ele, aos poucos, a pipa esportiva cresce no Brasil, o que tem transformado a imagem negativa que muitos possuem da prática.

"Já tem alguns campeonatos [regulamentados] em que o prêmio é em dinheiro. Outros [em que a compensação é] com troféus, pipas e linhas. Cada título fica numa média de R$ 1 mil", descreve.

Pipa não é o único esporte que Porto pratica. Ele também é aficionado por capoeira, tendo inclusive graduação pelo Grupo Capoeira Brasil --criado em 1989 para difundir a arte e expressão cultural. "A graduação em Capoeira te habilita a ministrar aulas. Em uma época, eu dava aulas em orfanato. Mas, depois, não consegui mais", lamenta ele.

reprodução/record

Edu Porto e Thaís Melchior em Gênesis

Vilão de Gênesis

A vida atribulada se deve ao fato de Porto ser também roteirista, ator e produtor. Nos últimos anos, o intérprete atuou em produções como A Terra Prometida (2016) e Jezabel (2019), ambas na Record, e A Força do Querer (2017), na Globo. Agora, em 2021, ele integrou o elenco de Gênesis como o mulherengo Beno --seu personagem se despediu da trama há uma semana.

O vilão foi o líder dos jogos de azar da época: eles rolavam dados à base de apostas. No enredo de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro, Beno foi o responsável por ensinar tudo da prática ilegal para Raquel (Thaís Melchior).

Na antiguidade, uma mulher ser adepta de um jogo de azar masculino não era correto. Se a moça fosse flagrada apostando em partidas de dados, teria sua honra questionada, por exemplo. Os homens também faziam tudo às escondidas, para não serem tratados com desconfiança pelos demais.

"Não era bem-visto porque eles trocavam favores e poderia ser qualquer coisa. Na época, o homem não poderia ser vulnerável", explica o ator.

Na história, Beno e Raquel ficaram próximos. Ela soube seduzir o rapaz, que se apaixonou por ela. Em uma das partidas, ele pediu um beijo à filha de Labão(Heitor Martinez) como prêmio e acabou sendo rejeitado. Depois, tentou se vingar da jovem contando para todos que ela era uma jogadora de dados. Tudo foi em vão, pois a musa de Jacó (Miguel Coelho) soube se safar das acusações.

A parceria com Thaís na produção foi um dos melhores presentes para Porto. Nos bastidores, os dois praticaram juntos a modalidade e se divertiram com o laboratório para a produção. "Tivemos contato com os dados da época na preparação e jogamos muito (risos)", relembra.

"A parceria com a Thaís foi fantástica. Sabe duas pessoas querendo muito acertar o tom do personagem? Então, [fomos] nós dois. Eu já a conhecia. Fizemos A Terra Prometida juntos", relembra.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sexta --Jacó. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.

Confira publicações de Edu Porto sobre os torneios de pipa:

Veja fotos e vídeos de Edu Porto em Gênesis:


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#67 - Cora, é você? A mudança radical da vilã de Império" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.