Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Piedade invade fazenda e desafia coronel a matá-la

Caiuá Franco/TV Globo

Zezita Matos é Piedade na segunda fase de Velho Chico, novela das nove da Globo - Caiuá Franco/TV Globo

Zezita Matos é Piedade na segunda fase de Velho Chico, novela das nove da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 21/4/2016 - 6h56

Piedade (Zezita Matos) surtará após seu filho Santo (Domingos Montagner) sofrer um atentado em Velho Chico, novela das nove da Globo. Ela sairá de casa apenas com uma colher pau quebrada nas mãos e invadirá a fazenda de Afrânio (Antonio Fagundes). Seus gritos acordarão o coronel, que mandará a senhora sair de sua propriedade, sem saber que Cícero (Marcos Palmeira) tentou matar o filho dela. "Num tenho medo d’ocê, Saruê. Nem d’ocê, nem da morte! Se coroné quisé me matá, que seja macho de fazê o serviço c’as própria mão", dirá ela. 

Na fazenda Piatã, Santo, a mulher e as filhas darão falta da matriarca da família e ficarão desesperados. O sumiço acontecerá no meio da noite. Antes, Piedade verá a casa ser cercada e o filho revidar os tiros dados por Cícero e outros três jagunços. Bento (Irandhir Santos) chegará no meio do tiroteio e arriscará a própria vida partindo para cima do filho de Clemente (Julio Machado).

Por causa da atitude do vereador, ele e Santo vão discutir. Por telefone, o agricultor terá pedido para o irmão não ir para lá, mas, sim, chamar o delegado. Só que em um acesso de fúria, Bento chegará atirando em Cícero. Os dois irmãos quase se agredirão no calor da briga. Bento sairá nervoso, dirigindo sua moto.

Na cozinha, Piedade mexerá uma comida, descontando sua raiva até a colher de pau quebrar. Em seguida, ela sairá andando rumo à fazenda do coronel. As empregadas do casarão serão as primeiras a ouvir seus gritos. "Saruê! Seu bandido! Eu aqui!", gritará Piedade.

Cara a cara

Afrânio debochará da mulher ao ser ameaçado com meia colher de pau e perguntará com quem ela pensa que está falando. "Com o assassino de meu marido, Belmiro, e de meu grande amigo, capitão Ernesto Rosa [Rodrigo Lombardi]", responderá ela.

"Vejo que a senhora perdeu, além do bom senso e do juízo, a noção de perigo", retrucará o Saruê. Ela dirá que tem nojo dele. "Se quisé acabá com minha família, vai tê que começá comigo, e vai sê já, à luz do dia. Não acoitado pelos escuro da noite como o senhor mandô fazê com meu fio", vai disparar a mulher.

Afrânio ficará uma fera e mandará ela ir embora. A discussão continuará até Encarnação (Selma Egrei) aparecer e mandar o filho se calar. Ao ouvir a queixa da retirante, a centenária decidirá: "E guerra nenhuma vai recomeçar enquanto eu for viva! Só se for depois da minha morte! Então a senhora vá em paz, e com a minha palavra. Que aqui ficamos em paz também".

Todos estranharão a decisão de Encarnação, mas Piedade acreditará nela e irá embora. O roteiro indica que a mãe de Afrânio vai se sensibilizar com a dor das perdas da sertaneja, que, assim como ela, perdeu pessoas que amava. Essa sequência está prevista para ir ao ar dia 27.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.