Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico dá adeus a Umberto Magnani nesta sexta; saiba como

Caiuá Franco/TV Globo

O ator Umberto Magnani teve um derrame cerebral no dia em que completava 75 anos - Caiuá Franco/TV Globo

O ator Umberto Magnani teve um derrame cerebral no dia em que completava 75 anos

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 28/4/2016 - 5h49

Velho Chico dá seu adeus a Umberto Magnani nesta sexta-feira (29). Morto em decorrência de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico na manhã de ontem (27), o ator se despedirá com um sorriso doce e dizendo "até mais ver". Na cena, seu personagem, o padre Romão, visitará a centenária Encarnação (Selma Egrei), que estará fazendo pirraça por conta da chegada de seu bisneto, Miguel (Gabriel Leone). O religioso também conversará com Afrânio, o coronel de Antonio Fagundes, antes de reverenciar o público com um gesto de cabeça.

Na noite de ontem, os créditos da trama foram exibidos sem trilha sonora. O diretor artístico da novela das nove, Luiz Fernando Carvalho, optou pelo silêncio como forma de homenagear o veterano, que passou mal durante as gravações de Velho Chico na segunda-feira (25), nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Ele foi socorrido e operado, mas não resistiu.

Os autores da trama, Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi Barbosa, estão rescrevendo as cenas em que o padre aparecia nas próximas duas semanas. Sequências importantes em que o religioso pregaria o renascer do amor de Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga), aconselhando a ambos separadamente, e intercedendo para apaziguar a guerra entre os rivais.

O papel de semear a paz na fictícia Grotas de São Francisco, defendendo as necessidades da comunidade e plantando a consciência sobre o assoreamento do rio São Francisco será mantido no folhetim. Carlos Vereza foi convocado para ser o novo padre da cidade e já começou a se preparar para entrar em cena como Benício. 

Despedida

Amanhã, Romão entrará no quarto de Encarnação depois de saber que ela jogou uma jarra de água em uma empregada que a parabenizou pela chegada do bisneto. Afrânio estará promovendo uma grande festa para receber o filho de Tereza, que a idosa reclama não ser um de Sá Ribeiro legítimo.  

"Francamente dona Encarnação, a essa altura da vida a senhora se dar ao trabalho de jogar água nos empregados", dirá ele, com um sorriso no rosto. "Coisa tola, padre. Foi só um tiquinho. Pra refrescar desse calor", responderá ela. "Uma jarra inteira, pelo que disseram", continuará o religioso.

A centenária dirá que ele não precisa perder seu tempo com sermão, pois não tem mais idade para ser corrigida pelo sacerdote. "Não vim lhe passar sermão, dona Encarnação. Vim lhe convidar para uma volta", falará ele, mas Encarnação não aceitará sair do quarto. "A fazenda em festa, padre. Não eu".

"A senhora não está nem um pouco feliz? É seu bisneto que está chegando, dona Encarnação. Mais um fruto dessa árvore que a senhora e o coronel Jacinto um dia plantaram", vai comentar o personagem de Magnani. "Sei bem que fruto é esse, padre! E sei também o estrago que ele pode fazê", vai disparar a senhora.

Depois, ela vai evitar se aprofundar na história da paternidade de Miguel, dizendo que o assunto foi enterrado pelos outros, não por ela.

Reprodução

Umberto Magnani como o padre franciscano Romão em cena de Velho Chico

Fazendo de conta que não entendeu, o religioso irá embora e cruzará com Afrânio na varanda. "Padre Romão! Mas que satisfação o senhor em minha casa! Uma satisfação ver o senhor", dirá o Saruê, orgulhoso pela chegada do neto.

O padre lamentará não poder ficar para a festa, estranhará ser enlaçado pelo coronel, que caminhará abraçado com ele falando dos planos que tem para o jovem e que o sacerdote tinha de prestigiar sua chegada. "Só passei mesmo para uma visita rápida a Dona Encarnação. Achei ela bem. Ácida, mas tranquila", revelará Romão, diante da cara de questionamento do coronel.

"Viver demais às vezes não é muita vantagem. Padre, tome uma dose comigo. Se avexe não, padre, se Deus não lhe deu essa licença, eu lhe dando agora", comentará o Saruê. "Eu agradeço a sua permissão, acima da de Deus, coronel. Mas não é ele que não me deixa, sou eu que não quero", falará, encerrando a conversa sem discutir suas ideias com o coronel.

"Tá certo, padre. Até mais ver, então", falará Afrânio. "Até mais ver", responderá Romão, fazendo um gesto com a cabeça como se agradecesse ao coronel e ao público. Essa será sua última imagem na novela. Nas cenas seguintes, diálogos informarão que padre Romão foi chamado às pressas para se tornar conselheiro de um seminário.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.