Novela das nove
Reprodução/TV Globo
Rodrigo Santoro (Afrânio) entrará em coma após ser baleado em Velho Chico, da Globo
MÁRCIA PEREIRA
Publicado em 23/3/2016 - 5h23
Afrânio (Rodrigo Santoro) ficará entre a vida e a morte em Velho Chico. Ele será alvejado com um tiro perto do coração quando estiver sozinho no meio da caatinga. Bento (Diyo Coelho), o filho caçula de Belmiro (Chico Diaz), vai disparar contra o coronel achando que foi ele quem matou seu pai. Um médico de Grotas de São Francisco conseguirá tirar a bala do peito do advogado e conter a hemorragia até ele ser internado em um hospital em Salvador. Na capital baiana, Afrânio entrará em coma.
A tentativa de homicídio contra o coronel vai ao ar no dia 6. Antes, o público verá Belmiro ser morto ao pressentir que algo ruim está para acontecer. Ele se jogará na frente do filho mais velho, Santo (Renato Góes), salvando sua vida e morrendo no lugar do jovem. Os dos crimes vão acontecer após a história avançar no tempo e a filha de Afrânio, Tereza (Julia Dalavia), crescer e se apaixonar pelo primogênito de Miro e Piedade (Cyria Coentro).
O casal será separado e impedido de viver esse amor maldito, que logo de cara resultará na morte do retirante. Cícero (Pablo Morais), filho de Clemente (Julio Machado) e Doninha (Bárbara Reis), será o autor do disparo que matará o sertanejo.
Tereza será trancafiada em um colégio interno, enquanto Santo vai sofrer sem saber notícias dela. Para surpresa de Afrânio, ele será chamado no internato e informado de que sua filha está grávida. Revoltado, o coronel pegará uma arma e sairá sozinho disposto a matar Santo. No caminho, porém, vai sofrer o atentado.
"Bento, acobertado pela caatinga, olha na direção da estrada e vê a imagem do coronel Afrânio tremeluzindo ao horizonte por detrás da cortina de calor", indica o roteiro entregue aos atores. O garoto vai carregar a arma e rastejar até encontrar uma posição privilegiada para o disparo.
Ao ver o coronel no alvo, ele falará: "Recomende sua alma a Deus, coroné. Recomende-se a ele, que dessa vez ocê num vai escapá. Vô vingá a morte de painho e do capitão, coroné. E vai sê com sangue. Com o seu sangue", sussurrará, engatilhando o revólver.
Na hora em que for atirar, as mãos de Bento começarão a tremer e o suor escorrerá por sua testa. Arrependido, no mesmo instante em que apertar o gatilho, ele subirá o braço. "Perdoa, pai. Eu num sô um assassino", falará em voz alta.
A bala atingirá Afrânio no peito, pouco acima do coração. Ele vai gritar de dor, o sangue manchará seu terno e ele cairá do cavalo. Avisado de que o patrão saiu armado e cheio de ódio, Clemente estará com alguns homens bem perto do local e ouvirá o tiro.
O jagunço vai socorrer o coronel, e o médico da cidade tirará a bala de seu peito às pressas. Gravemente ferido, Afrânio será levado para Salvador.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:
Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.