Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Baleado com tiro no peito, Afrânio fica entre a vida e a morte

Reprodução/TV Globo

Rodrigo Santoro (Afrânio) entrará em coma após ser baleado em Velho Chico, da Globo - Reprodução/TV Globo

Rodrigo Santoro (Afrânio) entrará em coma após ser baleado em Velho Chico, da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 23/3/2016 - 5h23

Afrânio (Rodrigo Santoro) ficará entre a vida e a morte em Velho Chico. Ele será alvejado com um tiro perto do coração quando estiver sozinho no meio da caatinga. Bento (Diyo Coelho), o filho caçula de Belmiro (Chico Diaz), vai disparar contra o coronel achando que foi ele quem matou seu pai. Um médico de Grotas de São Francisco conseguirá tirar a bala do peito do advogado e conter a hemorragia até ele ser internado em um hospital em Salvador. Na capital baiana, Afrânio entrará em coma.

A tentativa de homicídio contra o coronel vai ao ar no dia 6. Antes, o público verá Belmiro ser morto ao pressentir que algo ruim está para acontecer. Ele se jogará na frente do filho mais velho, Santo (Renato Góes), salvando sua vida e morrendo no lugar do jovem. Os dos crimes vão acontecer após a história avançar no tempo e a filha de Afrânio, Tereza (Julia Dalavia), crescer e se apaixonar pelo primogênito de Miro e Piedade (Cyria Coentro).

O casal será separado e impedido de viver esse amor maldito, que logo de cara resultará na morte do retirante. Cícero (Pablo Morais), filho de Clemente (Julio Machado) e Doninha (Bárbara Reis), será o autor do disparo que matará o sertanejo.

Tereza será trancafiada em um colégio interno, enquanto Santo vai sofrer sem saber notícias dela. Para surpresa de Afrânio, ele será chamado no internato e informado de que sua filha está grávida. Revoltado, o coronel pegará uma arma e sairá sozinho disposto a matar Santo. No caminho, porém, vai sofrer o atentado.  

"Bento, acobertado pela caatinga, olha na direção da estrada e vê a imagem do coronel Afrânio tremeluzindo ao horizonte por detrás da cortina de calor", indica o roteiro entregue aos atores. O garoto vai carregar a arma e rastejar até encontrar uma posição privilegiada para o disparo.

Ao ver o coronel no alvo, ele falará: "Recomende sua alma a Deus, coroné. Recomende-se a ele, que dessa vez ocê num vai escapá. Vô vingá a morte de painho e do capitão, coroné. E vai sê com sangue. Com o seu sangue", sussurrará, engatilhando o revólver. 

Na hora em que for atirar, as mãos de Bento começarão a tremer e o suor escorrerá por sua testa. Arrependido, no mesmo instante em que apertar o gatilho, ele subirá o braço. "Perdoa, pai. Eu num sô um assassino", falará em voz alta.

A bala atingirá Afrânio no peito, pouco acima do coração. Ele vai gritar de dor, o sangue manchará seu terno e ele cairá do cavalo. Avisado de que o patrão saiu armado e cheio de ódio, Clemente estará com alguns homens bem perto do local e ouvirá o tiro.

O jagunço vai socorrer o coronel, e o médico da cidade tirará a bala de seu peito às pressas. Gravemente ferido, Afrânio será levado para Salvador. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.