Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FIM

Tumultuada, Velho Chico frustra Globo no Ibope e joga capítulos no lixo no final

Felipe Monteiro/TV Globo

Camila Pitanga (Tereza) se casou com seu grande amor no último capítulo de Velho Chico - Felipe Monteiro/TV Globo

Camila Pitanga (Tereza) se casou com seu grande amor no último capítulo de Velho Chico

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 30/9/2016 - 22h38
Atualizado em 1/10/2016 - 7h00

Marcada pela morte do ator Domingos Montagner e por bastidores tumultuados, a novela Velho Chico termina com média final de 29 pontos na Grande São Paulo. Apesar da beleza estética e da grande repercussão, a trama de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi empacou no Ibope e frustrou a meta da Globo de alcançar 35 pontos. Teve só meio ponto a mais que A Regra do Jogo (28,5), que havia elevado um pouco o patamar da faixa das 21h, derrubado por Babilônia no ano passado para 25,5 pontos.

O último capítulo, de acordo dados preliminares, deu 34 pontos, a segunda pior audiência de encerramento de uma novela das nove, atrás apenas de Babilônia. Não superou o recorde da própria novela, que, em sua última semana, jogou no lixo cenas suficientes para encher três capítulos.

O desperdício aconteceu porque, antes e durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, a novela sofreu ajustes de edição, com cenas criadas na última hora e menor tempo de duração. Assim, cinco capítulos foram ganhos, mas os autores mantiveram o planejamento e escrevam 173 episódios no total. Velho Chico chegou na última semana de exibição com oito capítulos escritos, e somente cinco dias para levá-los ao ar.

No material deixado de lado pela direção, algumas cenas seriam de Montagner, morto no último dia 15. Seu personagem, Santo, tiraria água de bananeiras após sua plantação ser sabotada a mando de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), faria discursos recrutando cooperados, teria até uma briga de faca com o rival e lideraria uma caçada para capturar o vilão. 

Outras cenas cortadas mostrariam a preparação para o casamento de Olívia (Giullia Buscacio), que perdeu a virgindade somente há duas semanas. Ela descobriu a gravidez e casou com agilidade de último capítulo. Os primeiros sintomas foram ao ar sábado (24), e, na segunda (26), ela já emocionava a família vestida de noiva.

A peregrinação de Afrânio (Antonio Fagundes) à beira do São Francisco atrás de Martim (Lee Taylor) também foi reduzida, incluindo seu duelo com o "demoníaco" Saruê. O roteiro contava com uma cena dele tentando se matar com um revólver na cabeça. A virada de Beatriz (Dira Paes) nas urnas também foi vapt-vupt. Não deu tempo de Carlos Eduardo espernear como estava previsto.

Além da morte de Domingos Montagner, Velho Chico foi marcada por atritos nos bastidores. Edmara Barbosa, que escrevia a novela sob a supervisão do pai, deixou o trabalho na virada da primeira para a segunda fase, no final do primeiro mês de exibição, porque não concordava com as interferências do diretor artístico, Luiz Fernando Carvalho. Em seu lugar, ficou seu filho, o inexperiente Bruno Luperi, de apenas 28 anos.

Carvalho e Barbosa também tiveram problemas com a direção de dramaturgia da Globo. Rejeitaram sugestões para alterar os rumos da trama, apontadas em pesquisas com grupos com telespectadores, o que pode explicar o Ibope a desejar para os padrões da emissora, de 35 pontos para o horário. Algumas mudanças só foram adotadas após ultimato do diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.