GUILHERME PRATES
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Guilherme Prates conta que Letícia (Larissa Nunes) ficará mais próxima de Lorenzo na novela
Lorenzo ficou com o caminho livre para conquistar o coração de Letícia (Larissa Nunes) depois de compactuar com a mentira de que Bento (Matheus Dias) está morto em Além da Ilusão. Intérprete do lavrador, Guilherme Prates entrega que a suposta tragédia aproximará seu personagem da mulher do melhor amigo na novela das seis da Globo. "É uma dor em comum", afirma o ator.
Após ficar em um dilema moral se deveria ou não mentir para todos que o escritor estava morto, o filho da italiana Giovanna (Roberta Gualda) decidiu fazer parte da farsa. Para o carioca, a escolha do rapaz está ligada ao sentimento de culpa que ele carrega no folhetim de Alessandra Poggi.
"Para o Lorenzo, além do fator da Letícia, tem também um sentimento de dívida pelo Bento, porque tem a mentira inicial de ele ter sido convocado, mas ele se alistou. Então, ele já lida com a culpa em relação ao acidente do Bento anterior ao pedido [da falsa morte]", opina o artista de 29 anos em entrevista ao Notícias da TV.
Na trama, o ajudante do bar decidiu entrar para a Força Expedicionária Brasileira e lutar na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) quando soube que o casal de amigos iria se casar. Mas, para surpresa dele, o filho de Abílio (Luciano Quirino) se inscreveu como soldado para não deixar o jovem sozinho.
"Acho que ele sente uma dívida muito grande com o Bento. Por isso, aceitar esse pedido pode não ser nem uma escolha, é quase uma obrigação", acrescenta Prates, em referência ao fato de o escritor ter sido baleado ao resgatar Lorenzo e ficado paraplégico na guerra.
Apesar do sentimento de culpa do personagem, o artista não nega que o lavrador fica mais próximo da professora. "Mais do que o caminho livre, eles vão ter uma dor em comum. Ele, a Letícia, o Abílio... Eles vão se unir por uma dor. É uma dor diferente pro Lorenzo, porque ele sabe que o Bento está vivo, mas é a dor de estar passando por tudo isso, então isso aproxima... Se vai fazer com que eles fiquem juntos, não dá para saber", despista.
fábio rocha/Tv globo
Guilherme Prates posa com atores
Prates fez parte do núcleo da guerra da Itália dos anos 1940. O ator entrega que passou por alguns perrengues durante as gravações no Rio de Janeiro:
A guerra toda foi muito difícil, não digo nem só pela carga dramática das cenas, mas porque a gente fez a guerra quase como se fosse um filme separado da novela. A gente tinha uma frente que era só para a guerra. Entre três, quatro semanas, a gente filmou a guerra inteira. Tudo foi muito difícil, desde a exaustão de fazer muita coisa e em muito tempo, até as roupas. A gente fez o inverno italiano no verão carioca. Então, tinha uma dificuldade física, além das dificuldades da cena.
Com Lorenzo de volta ao Brasil, o artista agora encara sequências emocionantes: "Nesse período após o tiro no Bento, eu acho que as cenas têm uma carga dramática maior, o conflito entre os personagens com a história original".
Prates adotou uma estratégia para que a surpresa do personagem com os muitos acontecimentos do folhetim ficasse mais crível em sua volta para o Brasil. "Eu leio a novela inteira, mas quando teve a guerra, eu parei de ler. Então, durante toda a guerra, eu não li os personagens, e aí, quando eu voltei da guerra, eu voltei a ler. Foi uma experiência da novidade completa. Acaba que eu fui descobrindo as coisas vendo agora no ar."
Com o descendente de italianos, o carioca tem seu segundo personagem ligado ao país --o primeiro foi em Tempo de Amar (2017). Para as cenas em que Lorenzo apareceu falando no idioma da família, o ator desenferrujou o intensivão que tinha feito há cinco anos.
"Nunca fui [à Itália], minha relação é de assistir filme. Gosto muito do cinema italiano, eu tenho muita vontade de conhecer. Eu gosto do cinema, do futebol e da comida italiana", lista o ator.
Amante da sétima arte, ele mergulhou de cabeça no audiovisual para se preparar, além de assistir a algumas aulas e ouvir soldados veteranos. "Foi um período muito retratado, e essa é até uma das características da Segunda Guerra Mundial, diferentemente de outras lutas", comenta Prates.
A novela protagonizada por Larissa Manoela será substituída em 22 de agosto por Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8
Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.