Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACIDENTE GRAVE

Tonho da Lua morre em Mulheres de Areia? Após briga com Raquel, ele cai de penhasco

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Frota caracterizado como Tonho da Lua; ele usa uma regata branca e tem o semblante confuso e revoltado em cena de Mulheres de Areia

Tonho da Lua (Marcos Frota) em cena de Mulheres de Areia; ele cairá de um penhasco na novela

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 16/8/2023 - 14h30

Tonho da Lua (Marcos Frota) sofrerá um acidente gravíssimo em Mulheres de Areia. Assim como o pai, ele cairá do topo das pedras e baterá a cabeça com força em uma rocha. O rapaz ficará todo ensanguentado, com um corte enorme na testa e desmaiado durante horas. Ainda assim, sobreviverá à tragédia na novela reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo.

O estado crítico dele, no entanto, sequer despertará a compaixão de Raquel (Gloria Pires). Ela o terá empurrado do topo das pedras, mas não sentirá empatia nem para esperar que ele acorde. Ela checará a respiração do jovem e se contentará em saber que ele ainda está vivo. Depois, virará as costas e seguirá sua vida como se nada tivesse acontecido. 

A dondoca ficará mais atormentada pelo noivado de Wanderlei (Paulo Betti) do que pelo acidente. Afinal, ela terá ido até ali justamente por causa disso. A moça entrará em crise quando flagrar o amado com Andrea (Karina Perez), e, abalada, decidirá fumar um cigarro no topo das pedras. Tonho a perseguirá e, lá no alto, passará a alfinetá-la.

"Sua bruxa! Você estragou a vida da tua irmã, sabia? Você roubou o namorado da Rutinha!", gritará o irmão de Glorinha (Gabriela Alves), furioso. "Ah, não enche meu saco! Homem não gosta de mulher idiota feito a Ruth", zombará a irmã malvada. Ele implorará para que a megera não fale assim da gêmea, mas ela apenas rirá da cara dele: "Eu falo do jeito que eu quiser, tá? E vai embora daqui que eu detesto gente retardada".

Furioso, Da Lua pegará no ponto fraco dela: "Todo mundo sabe que você veio aqui atrás do Wanderlei, Raquel. Só que agora o Wanderlei não precisa mais de você não, sabe por quê? Porque agora ele tem uma mulher muito mais bonita que você! Você escutou, Raquel? O Wanderlei não precisa mais de você, não! Sabe o que eu vou fazer agora? Eu vou contar tudo o que eu sei para o seu marido", provocará.

Ela se levantará e, ameaçadora, chegará perto do rapaz. Ele recuará e ficará a beira do penhasco. "Olha aqui, para de encher meu saco. Vai embora daqui porque eu quero ficar sozinha, você não entendeu isso?", insistirá a maldosa.

"Ah, a Raquel não é mais aquela! O Wanderlei não precisa mais dela!", vai cantarolar Tonho, se divertindo. Será o estopim para a vilã. "Não me enche o saco, hein, garoto? Eu te mato!", gritará ela, enquanto empurra o pescador para longe. Ele se desequilibrará e cairá entre várias outras pedras.

A personagem de Gloria Pires sairá desesperada pela praia, a fim de checar a respiração do rapaz e cair fora. O problema é que ela será flagrada por Alzira (Giovanna Gold) e Floriano, interpretado por Sebastião Vasconcelos (1927-2013). Os dois perguntarão o que terá acontecido, e a megera tentará se justificar: "Eu não fiz nada! Ele que veio atrás de mim nas pedras tentar me atacar! Eu só me defendi. Ele se desequilibrou e caiu, ora".

"Ele tá...", começará Floriano, abismado. "Tá vivo, tá bem vivo, tá respirando", devolverá a malvada. Alzira começará a examiná-lo, constatando o ferimento na cabeça. "Olha, te livra de acontecer alguma coisa com ele. Porque o pessoal não vai te perdoar, hein?", alertará o pai da mulher. "Mas eu não fiz nada! Será possível? Ele que veio atrás de mim nas pedras querendo me atacar. Olha, quer saber de uma coisa, eu vou é para casa, tá?", anunciará a insensível, seguindo seu caminho.

Alzira buscará por ajuda, enquanto Floriano aguardará com Tonho no local do acidente. Todos os pescadores irão até as pedras e ajudarão no transporte do rapaz. O doutor Munhoz (Edwin Luisi) será acionado e, após um breve exame, dará seu diagnóstico: "Bom, ele sofreu aquilo que chamamos de concussão cerebral. O choque foi bastante violento. Ainda não dá para saber como é que ele vai reagir", afirmará.

O médico aconselhará que o rapaz fique em casa, dada a situação precária dos hospitais da região. Tonho, então, passará horas sob a vigília de Glorinha e Ruth. Ele acordará apenas durante a madrugada, aos berros. "Eu lembrei! Eu lembrei, Glorinha, agora eu sei. Eu lembrei, eu sonhei com tudo direitinho."

Donato, interpretado por Paulo Goulart (1933-2014), ouvirá a gritaria e entrará no quarto. "Até que enfim acordou, hein, Tonho? Eu achei que você não ia acordar nunca mais", debochará o mau-caráter. "Foi ele! Foi ele, Glorinha, eu lembrei. Foi ele! Agora, eu sei de tudo. Foi ele. Foi ele que empurrou o nosso pai nas pedras! Foi ele que matou! Foi ele!", anunciará.

A pancada terá desbloqueado as memórias do personagem de Marcos Frota, mas as pessoas continuarão sem acreditar nele. Raquel, por sua vez, não pensará na tragédia que terá causado nem por um minuto. Ela ganhará uma joia e jantará com Marcos (Guilherme Fontes) naquela mesma noite.

Mulheres de Areia é exibida logo após o Jornal Hoje, na faixa de edições especiais da Globo. A novela já foi reprisada outras três vezes e está disponível no catálogo do Globoplay. O remake de Ivani Ribeiro (1922-1995) --a novela teve uma primeira versão ainda em 1973, quando Eva Wilma (1933-2021) interpretava as gêmeas Ruth e Raquel-- completa 30 anos em 2023.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.