Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AMEAÇA CRUEL

Quem matou o pai de Tonho da Lua? Rapaz desvenda crime em Mulheres de Areia

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Frota caracterizado como Tonho da Lua; ele usa uma regata branca e tem o semblante confuso e revoltado em cena de Mulheres de Areia

Tonho da Lua (Marcos Frota) em cena de Mulheres de Areia; ele ouvirá fofoca e ficará destruído

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 19/7/2023 - 14h40

Tonho da Lua (Marcos Frota) começará a juntar as peças sobre o assassinato de seu pai em Mulheres de Areia. Ele despertará para o fato depois de ouvir Wanderlei (Paulo Betti) mencionar o crime e ameaçar Donato, interpretado por Paulo Goulart (1933-2014).

A conversa fará a ficha do rapaz cair, e ele dirá para Glorinha (Gabriela Alves) que tem certeza de que o pai foi assassinado pelo padrasto dos dois. O jovem passará o resto da novela tentando provar sua hipótese. No final, ele conseguirá pôr Donato atrás das grades pelo crime.

O amigo de Ruth (Gloria Pires) finalmente lembrará detalhes da noite da tragédia e dará um depoimento para a polícia. Outras evidências também contarão contra o bandido, inclusive o fato de ele ter cometido vários outros crimes contra os pescadores da região. 

Mas, até lá, o rapaz terá de conviver com muitas dúvidas. Ele começará a ficar encabulado quando Wanderlei pedir para que ele transmita um recado a Donato. O trambiqueiro avisará que quer encontrar o pescador num quarto de hotel, e a situação será tão esquisita que Tonho decidirá seguir o padrasto. Ele ouvirá os dois conversando por trás da porta.

"O senhor devia me agradecer. Tô te prestando um favor, tá bom? Ou prefere que eu conte para todo o mundo como é que o pai do da Lua morreu? Quer que eu conte a verdade?", dirá o personagem de Paulo Betti, furioso. "Não!", devolverá Donato, sério. "Então pare de reclamar", cravará o mais moço.

Tonho entrará em desespero. Ele se esforçará horrores para lembrar o que aconteceu naquela noite, mas nada virá à tona. Desolado, ele visitará o túmulo do pai e desabafará: 

Eu tô aqui de novo, pai. Eu vim conversar com o senhor. Eu vim contar uma coisa que eu escutei do seu Donato com o Wanderlei. Eles sabem o jeito que o senhor morreu. Eu não lembro. Eu penso, penso, mas eu não lembro. Eu sempre desconfiei do seu Donato. Sempre achei que ele sabia de alguma coisa. Ô, pai, me ajuda a lembrar. Eu tava com o senhor nas pedras quando aconteceu aquilo. A minha cabeça é dura, eu esqueço as coisas, mas eu... Eu quero lembrar.

Alguns dias depois, ele enquadrará Glorinha e desatará a falar sobre o tema. "Seu Donato... Ele sabe como morreu o nosso pai", soltará ele, na mesa do café. "Claro que sabe, Tonho. Pô, não foi ele mesmo que acudiu o nosso pai quando rolou nas pedras?", perguntará a moça.  "Foi, foi sim. Foi o seu Donato que matou o nosso pai!", continuará ele.

A jovem pedirá para que ele não fale bobagem, mas o irmão continuará firme:  "Foi ele. Ele matou sim, Glorinha. Só que eu não consigo me lembrar de que jeito. Eu só sei que eu tava nas pedras com.. Com o meu pai. Depois disso eu não consigo me lembrar. É essa droga da cabeça minha! Mas ele matou, Glorinha. Ele matou, sabe por quê? Porque ele queria casar com a nossa mãe, e queria ficar com os barco tudo do meu pai. O Wanderlei também sabe, porque eu escutei. Eu não sou burro!", bradará.

Aos poucos, ele unirá as peças e se lembrará da noite fatídica. Donato perderá tudo e acabará na cadeia. Os irmãos, por sua vez, dividirão o patrimônio que pertencia ao pai deles.

Mulheres de Areia é exibida logo após o Jornal Hoje, na faixa de edições especiais da Globo. A novela já foi reprisada outras três vezes e está disponível no catálogo do Globoplay. O remake de Ivani Ribeiro (1922-1995) --a novela teve uma primeira versão ainda em 1973, quando Eva Wilma (1933-2021) interpretava as gêmeas Ruth e Raquel-- completa 30 anos em 2023.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.