Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE VOLTA À GLOBO

Barraco de Ruth e disputa por Tonho da Lua: 5 curiosidades de Mulheres de Areia

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Gloria Pires em montagem de duas fotos como Ruth (à esquerda) e Raquel (à direita) em cenas de Mulheres de Areia (1993)

Gloria Pires como Ruth (à esquerda) e Raquel (à direita) em cenas de Mulheres de Areia (1993)

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 26/6/2023 - 6h20

Mulheres de Areia (1993) volta à tela da Globo nesta segunda-feira (26), com edição especial exibida de segunda a sexta, após o Jornal Hoje. A novela teve grande repercussão na teledramaturgia da Globo ao contar a história das gêmeas Ruth e Raquel, a mocinha e a vilã, respectivamente. O folhetim também ficou marcado por curiosidades dos bastidores.

A versão de Mulheres de Areia que reestreará na Globo foi a segunda --uma primeira tinha ido ao ar em 1973 na TV Tupi, com Eva Wilma (1933-2021) como Ruth e Raquel. Alguns atores participaram das duas versões.

Além das gêmeas, o personagem Tonho da Lua fez muito sucesso na trama. Marcos Frota conseguiu interpretá-lo após disputar o papel com outros atores da Globo.

Confira cinco curiosidades de Mulheres de Areia:

Barraco de Ruth e Raquel

Mulheres de Areia deu trabalho extra para Gloria Pires. A atriz tinha que se dividir entre Ruth e Raquel, e uma das cenas era de duelo entre as irmãs. Gloria teve de repetir a sequência em que Ruth esbofeteava Raquel várias vezes.

"Ficou genial. Nós refizemos 11 vezes aquele tapa para que a mão coincidisse com o momento que já estava gravado em que eu virava o rosto, e a mão da Ruth esbofeteasse o rosto da Raquel na determinada altura certinha, que não ficasse nem muito para a frente nem muito para trás", disse ela, em entrevista ao site Memória Globo.

Disputa por Tonho da Lua

Três atores entraram na disputa pelo papel de Tonho da Lua em Mulheres de Areia: Marcos Frota, Irving São Paulo (1964-2006) e Eduardo Moscovis. O primeiro conseguiu o personagem, que é até hoje um dos mais importantes de sua carreira.

Os outros dois ganharam "prêmios de consolação" e ficaram com papéis coadjuvantes na novela. Moscovis interpretou Tito, e São Paulo deu vida a Zé Luís.

Gloria Pires e o adiamento da novela

Um remake de Mulheres de Areia começou a ser cogitado na Globo em 1990, mas a novela foi sendo adiada. Claudia Abreu chegou a ser considerada para interpretar Ruth e Raquel, mas a direção da emissora acabou batendo o martelo para ter Gloria Pires nos papéis principais.

No entanto, um acontecimento da vida pessoal da atriz mexeu com os planos da programação da emissora. Mulheres de Areia havia sido planejada para ir ao ar como sucessora de Felicidade (1991), mas Gloria Pires ficou grávida e deu à luz sua filha Antonia em 1992. A trama, então, foi adiada e estreou em fevereiro de 1993, cinco meses após o nascimento de Antonia.

Ator fazia escultura na praia

As esculturas de areia da praia não eram obra de Tonho da Lua, mas sim de outro ator da novela. Serafim Gonzalez (1934-2007) também era escultor e foi o responsável pelas obras nas duas versões de Mulheres de Areia. Na edição de 1993, o filho dele, Daniel Gonzalez, o auxiliava. Os dois chegavam a fazer até quatro esculturas por dia para as gravações. Dependendo da cena, Marcos Frota fazia apenas detalhes finais como Tonho da Lua.

Atores nas duas versões

Gonzalez foi um dos artistas a participar das duas versões da novela: em 1973, interpretou o personagem Walter, e em 1993 foi o Garnizé. Além dele, outro ator esteve na novela original e no remake: Carlos Zara (1930-2002) fez o mocinho Marcos na primeira versão e o papel de Zé Pedro na segunda.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.