TIRO POR ACIDENTE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Hélio (Rafael Vitti) em cena de Terra e Paixão; ele inventará mentira para impedir a prisão da amada
Mesmo depois de levar um tiro, Hélio (Rafael Vitti) continuará defendendo Petra (Debora Ozório) em Terra e Paixão. Ele se compadecerá da mocinha, que terá um piripaque por achar ter visto o homem que abusou sexualmente dela na infância. A agrônoma pegará uma arma do pai, disparará às cegas e acabará acertando o pé de Hélio.
O rapaz terá de prestar um esclarecimento ao delegado Marino (Leandro Lima) sobre o ferimento de arma de fogo. O engenheiro mentirá que acertou a si próprio para livrar a jovem de responder um inquérito.
A atitude emocionará Antônio (Tony Ramos), candidato a sogrão do rapaz na novela das nove da Globo. Ele até comentará com Irene (Gloria Pires) que achou o gesto "bonito", além de dar permissão ao mauricinho para visitar Petra quando sair do hospital.
O personagem de Rafael Vitti receberá alta poucos dias depois. O ferimento terá sido leve. Uma baita sorte, considerando a extensão do surto da "miss tarja preta". Ela acreditará fielmente que Rodolfo (Eduardo Lago) foi o homem que abusou dela na infância e tentará atirar nele, mas perderá o foco e atingirá Hélio. Chegará a pensar tê-lo matado ao ver sangue. O próprio rapaz, contudo, anunciará que a bala atingiu apenas seu pé.
Caio (Cauã Reymond) irá para a casa do pai e socorrerá o amigo, levando-o ao hospital da cidade. O amante de Petra passará por uma cirurgia para retirar os fragmentos da bala, e, neste meio-tempo, o médico explicará para Caio que terá de alertar a polícia por ser um ferimento feito por arma de fogo. Marino (Leandro Lima) dará às caras poucas horas depois.
"Hélio, se não se importa, eu preciso saber dos detalhes desse susto. Saber de quem era a arma, quem atirou...", começará ele. "A arma é do meu pai", admitirá Caio. Antônio, que também estará no recinto, tentará tirar o seu da reta: "Mas foi um acidente. Eu só estava mostrando a minha coleção pro Hélio e outros amigos, quando a coisa toda aconteceu...", argumentará.
O delegado interromperá os homens e voltará seu foco ao acidentado. "Você confirma o que o doutor Antônio disse?", questionará. O pai de Petra ficará apreensivo, e Hélio despenderá um olhar para ele antes de confirmar a versão:
O doutor Antônio tinha algumas armas sobre a mesa do escritório... Eu peguei uma delas, não sabia que estava carregada. Eu brinquei de atirar e... Acabei acertando, sem querer, no meu próprio pé... A verdade, delegado, é que tudo não passou de um acidente. Fui eu que fiz a burrada de mexer na arma e atirar no próprio pé.
O namorado de Lucinda (Débora Falabella) não insistirá muito no assunto. "Bom, se foi assim que a coisa se passou, tanto melhor. Mas eu vou ter que registrar a ocorrência. E você vai ter que assinar o depoimento depois", anunciará. O funcionário da Cooperativa concordará com as condições, e o policial irá embora.
Assim que o delegado fechar a porta, Caio irá agradecê-lo. Dirá que ela poderia ser até presa caso o engenheiro contasse a verdade. "Eu jamais faria isso com a Petra. Ela não estava bem. O azar foi ela ter tido acesso àquela arma... Mas eu queria fazer um pedido", confessará. Antônio o encarará com preocupação. "Amanhã, depois que eu sair daqui, eu queria ver a Petra", admitirá.
O todo-poderoso da região mencionará Luigi (Rainer Cadete), mas Caio argumentará que o italiano é marido, não cão de guarda da moça. Sem saída, o veterano acatará à proposta. Ele voltará para casa e, mesmo exausto, comentará todo o ocorrido para Irene.
"Felizmente não houve nada de grave com o engenheiro. Só vai ter que fazer fisioterapia, andar de muleta uns tempos... Mas ele volta a andar", explicará o ricaço, antes de entrar no tópico principal: "Sabe, achei bonita a atitude dele, lá no hospital. Diante do Marino, ele sustentou a história que eu inventei... que estava mostrando minha coleção de armas e o Hélio atirou no próprio pé."
Até a megera ficará chocada: "Ele fez isso? Assumiu a culpa que não teve?", perguntará. Foi. Em troca, pediu para vir aqui visitar a Petra... E eu não tinha como não concordar", revelará ele.
A vilã também mencionará Luigi, mas levará um corte do marido: "Não importa! O rapaz vem, o italiano queira ou não queira. Eu só estou preocupado com a Petra! Eu me preocupo... mas no fundo acho que a nossa filha nunca vai se curar", admitirá ele. Irene cairá em lágrimas.
Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes e ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, em Mato Grosso do Sul. A trama ficará no ar até janeiro do ano que vem, quando deve ser substituída pelo remake de Renascer (1993).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.