TERRA E PAIXÃO
MARCELO DE SÁ BARRETO/AGNEWS
Walcyr Carrasco é o autor de Terra e Paixão, novela das nove da Globo que estreia no dia 8
Ninguém vai admitir publicamente, mas está nos ombros de Walcyr Carrasco a dura missão de recuperar a audiência perdida pelo péssimo desempenho de Travessia. Se a novela de Gloria Perez precisava apenas manter o telespectador de Pantanal (2022) na frente da TV, o autor de Terra e Paixão vai ter que resgatar o público que fugiu do horário nobre.
Novelista dos bons, Carrasco sabe da sua responsabilidade, mas não nega o tremendo frio na barriga. "Se um autor disser que não sente a pressão, ele está mentindo. Tem uma pressão interna danada, a gente fica explodindo. Mesmo que confiem no meu trabalho, eu tenho tensão e tenho medo", diz o autor ao Notícias da TV.
Walcyr é o que se pode chamar de Midas das novelas da Globo. Tudo o que ele escreve cai na boca do povo e vira sucesso. Em 23 anos, ele escreveu 15 folhetins; Terra e Paixão é a 16ª. Nenhum outro autor colocou tantos projetos no ar como ele --e em todas as faixas: seis, sete, nove e onze. Não é à toa que o clima na festa de lançamento da substituta de Travessia era de euforia.
O novelista já viu esse filme antes. Sua estreia às nove, Amor à Vida (2013), veio logo após Salve Jorge (2012), também de Gloria Perez --novela bastante criticada na época. Seis anos depois, a Globo convocou o autor para substituir a problemática O Sétimo Guardião (2019), de Aguinaldo Silva, com A Dona do Pedaço (2019), um sucesso retumbante.
Mas Carrasco pede calma, pois sabe que tudo pode acontecer. Gloria Perez, por exemplo, alavancou os números da faixa com A Força do Querer (2017) depois do fracasso de A Lei do Amor (2016). Ninguém esperava que Travessia fosse ser o vexame que está sendo apresentado, e o dono de histórias antológicas prefere manter os dois pés fincados no chão. Sobre a novela da colega, prefere não opinar: "O trabalho dos outros autores é trabalho dos outros autores. Eu não tento comparar ou qualquer coisa assim".
E apesar de saber que todos estão com altas expectativas sobre Terra e Paixão, Carrasco não pode --nem quer-- prever o que acontecerá a partir de 8 de maio: "A gente bota muito de si numa novela, muito do coração. E a gente quer que esse coração seja ouvido. Se der errado, faz parte da vida. A gente tem que estar acostumado com todas as possibilidades. Só que eu espero que não dê errado e que seja muito sucesso. Eu me entrego totalmente às minhas novelas, vivo só a novela enquanto ela está no ar. Acho que o meu diferencial é esse".
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.