Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM NOVEMBRO

Substituta de A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo é definida pela Globo

RENATO ROCHA MIRANDA/TV GLOBO

Vanessa Gerbelli em cena de Mulheres Apaixondas em que sua personagem morre atingida por um tiro de bala perdida

A personagem de Vanessa Gerbelli morreu com tiro de bala perdida em Mulheres Apaixonadas

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 2/9/2022 - 6h40
Atualizado em 7/10/2022 - 22h11

A Globo já bateu o martelo sobre a substituta de A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo em novembro: Mulheres Apaixonadas. Diante da baixa audiência da novela protagonizada por Claudia Raia e Patricia Pillar, a Globo decidiu escolher um título de forte apelo para atrair o telespectador. As recentes experiências de sucesso com as reprises de Por Amor (1998) e Laços de Família (2000), em 2019 e 2020, respectivamente, fizeram a emissora querer apostar em Manoel Carlos novamente.

Atualização ->>> A Globo voltou atrás na decisão de passar Mulheres Apaixonadas e optou por O Rei do Gado como substituta de A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo. A confirmação da emissora foi feita durante o intervalo do último capítulo de Pantanal, em 7 de outubro.

A ideia era exibir Amor à Vida (2013) e surfar na onda da popularidade do vilão Félix (Mateus Solano), que foi um tremendo hit. O problema seria a overdose de Walcyr Carrasco na faixa de reprises.

A partir de 26 de setembro, Chocolate com Pimenta (2003) volta ao horário do início da tarde, e Verdades Secretas 2, do Globoplay, ganha edição especial em novembro na faixa das 23h. Fora isso, Terra Vermelha, trama das nove do autor que vai ao ar depois de Travessia, tem estreia prevista para fevereiro.

A decisão da Globo em exibir apenas novelas das nove no Vale a Pena Ver de Novo diminuiu bastante o leque de opções. Isso porque a emissora prefere reprisar tramas mais recentes, em um intervalo de dez anos. Os casos de Laços de Família e Por Amor foram exceções.

A grande questão é que os maiores sucessos da última década são assinados por Carrasco: além de Amor à Vida, tem O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019). Novelas populares como Avenida Brasil (2012) e A Força do Querer (2017) já foram reprisadas; a de João Emanuel Carneiro, no Vale a Pena Ver de Novo, em 2020, e a de Gloria Perez, no horário nobre durante a pandemia, no ano passado.

Audiência decepcionou

Mal em audiência e com repercussão abaixo do esperado, a trama de João Emanuel Carneiro, que estreou em maio, iria até 3 de fevereiro de 2023, mas será picotada para se despedir do público em novembro.

O penúltimo mês do ano terá duas grandes atrações: a primeira fase da Copa do Mundo do Catar, que terá quatro jogos por dia durante oito dias seguidos, e a estreia do The Voice Brasil com Fátima Bernardes no comando. Também está marcada a exibição da série americana This Is Us, que pegou o espaço que seria do reality culinário Mestre do Sabor, cancelado para este ano.

Segundo apurou o Notícias da TV, a estreia da nova reprise fará parte do pacote de novidades da programação. A Favorita foi encurtada como parte da estratégia de virada na grade da Globo. Outro ponto que pesou, claro, foi a audiência abaixo do esperado para o horário.

Até o começo de agosto, A Favorita tinha média de 14,9 pontos no Ibope com atuais 74 capítulos exibidos. O número é maior que sua antecessora, O Clone (2001), que teve 14,1 pontos. O problema é que O Clone mostrou poder de reação com a saída de Malhação (1995-2022) do início da noite, fato que a história de Flora (Patricia Pillar) e Donatella (Claudia Raia) não tem conseguido aproveitar.

O desempenho está aquém da expectativa. Os números são parecidos com as reprises de Celebridade (2004) e Belíssima (2005), sinônimos de desempenho fraco no Vale a Pena Ver de Novo nos últimos anos. O resultado é o mesmo também de Ti Ti Ti (2010), que foi longe de ter dado bons índices em sua reexibição. 

Repetecos recentes de Por Amor e Laços de Família bombaram no horário.... - Leia mais em https://tvhistoria.com.br/para-fugir-de-armadilha-globo-pode-resgatar-novela-de-manoel-carlos/?fbclid=IwAR25TS6qs90JGxwJNoNUrNOLW7lGjaGVu2XVcnTl1TwvuhvkGXsD13ILuRg?cpid=txt

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.